Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Espécie, nativa da Mata Atlântica, ainda está ameaçada de extinção e conta com apenas 2.500 animais na natureza
Símbolo da fauna nacional, o mico-leão-dourado continua no foco da ExxonMobil. A empresa, uma das maiores do setor de óleo e gás e presente no Brasil há 110 anos, anunciou a renovação do apoio à Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), no interior do Rio de Janeiro, com uma contribuição de R$ 1 milhão para ajudar a preservar a espécie em seu habitat natural, que atualmente conta com apenas cerca de 2.500 animais.
A transação é intermediada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Com a contribuição, a AMLD, localizada no município de Silva Jardim, além de cuidar da manutenção do parque aberto ao público e do plantio de mudas de floresta nativa, focará na educação ambiental visando a conscientização da preservação ambiental, ampliando a visitação de crianças e produzindo materiais educativos, sem deixar de lado o desenvolvimento de projetos em conjunto com as comunidades locais. O mico-leão-dourado ainda é considerado um animal ameaçado de extinção que vive somente na Mata Atlântica do interior do estado do Rio de Janeiro, único berçário da espécie no mundo.
“Apoiamos este projeto desde 2019 e é um motivo de muito orgulho para a nossa companhia. A ExxonMobil tem uma longa história de atender com responsabilidade à crescente necessidade de energia da sociedade de forma confiável e sustentável. Nosso compromisso é prover energia e produtos químicos essenciais à vida moderna e ao desenvolvimento econômico, ao mesmo tempo que protegemos as pessoas, o meio ambiente e as comunidades onde atuamos”, ressalta Alberto Ferrin, presidente da ExxonMobil no Brasil.
“Este ano celebramos 30 anos da AMLD. Esta parceria tem permitido fortalecer a instituição no alcance de vários objetivos de conservaçao”, afirma Luis Paulo Ferraz, Secretário Executivo da Associação Mico-Leão-Dourado.
“O trabalho da AMLD foi fundamental para recuperar uma espécie que esteve à beira da extinção. É um alento ver de volta o crescimento da população de micos-leões-dourados. O apoio da ExxonMobil ampliará o acesso das pessoas ao parque e a informações sobre esses raros primatas”, diz Rosa Lemos de Sá, Secretária-geral do FUNBIO.