Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
4ª edição do Conexão Pelo Clima volta a ser presencial, no Unibes Cultural, e discute Bioeconomia. Além dos painéis, acontece a tradicional rodada de negócios e uma feira expositiva
A 4ª edição da Feira Conexão pelo Clima, organizada pelo O Mundo Que Queremos e pelo CDP Latin America, volta a ser presencial e acontece nesta sexta-feira (9/9), das 9h30 às 19h, no Unibes Cultural, em São Paulo. Os desafios e avanços da preservação e conservação dos biomas e as implicações da bioeconomia para um projeto de país economicamente sustentável e socialmente inclusivo estarão no centro do debate, que vai reunir governos, empresas, investidores, sociedade civil e partes interessadas da América Latina. As inscrições são gratuitas e continuam abertas até o final desta quinta (8/9) no site.
O evento é gratuito e proporciona livre acesso a oito painéis, uma feira de negócios pelo clima e uma rodada de negócios, espaços nos quais serão discutidos temas relevantes e compartilhados casos de sucesso sobre o presente e o futuro da inovação climática. A programação do teatro terá formato híbrido e também poderá ser assistida online pelo canal do Youtube do Conexão.
Os participantes também poderão conhecer soluções baseadas na bioeconomia, com produtos e serviços na feira de negócios, durante todo o dia, no 5° andar. A tradicional rodada de negócios, que fará a ponte entre consultorias ambientais, startups e empresas com soluções em bioeconomia, serviços ou produtos inovadores para o enfrentamento dos desafios climáticos, também acontece no Unibes durante o dia.
Confira a programação
9h30 – 10h
Abertura | Teatro
Participantes: Rebeca Lima (CDP Latin America); Gustavo Pinheiro (iCS); Cássia Christe (O Mundo Que Queremos)
10h – 11h30
PAINEL: Destravando a Bioeconomia | Teatro
Participantes: Mariano Cenamo (Idesam); Camille Bemerguy (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará); Carolina Genin (WRI Brasil)
Moderação: Alexandre Mansur (OMQQ)
10h30 – 11h30
PAINEL: Oportunidades da bioeconomia: casos práticos do cacau | 5° andar
Participantes: Cristiano Villela Dias (Centro de Inovação do Cacau — CIC); Luciano Ferreira da Silva (Assentamento 2 Riachões e Rede de Agroecologia Povos da Mata); Salo Coslovsky (NYU)
Moderação: Thais Ferraz (Instituto Arapyaú)
11h45 – 13h15
PAINEL: Inovação em Bioeconomia | Teatro
Participantes: Nabil Moura Kadri (BNDES); David Canassa (Reservas Votorantim); Bárbara Formoso (SIDIA)
Moderação: Carlos Koury (PPBio/ Idesam)
PAINEL: Bioeconomia e Cadeias Produtivas | Auditório
Participantes: Louise Lauschner (Inatú Amazônia/ Idesam); Rodrigo Freire (TNC); Gilmara Figueiredo (MRV)
Moderação: Mirian Garcia (CDP Latin America)
14h-15h30
PAINEL: Mercado de Carbono e a Bioeconomia | Teatro
Participantes: Janaina Dallan (Carbonext); Fernanda Ferreira (Emergent/Coalizão LEAF); Rodrigo Spuri (The Nature Conservancy)
Moderação: João Daniel de Carvalho (Era — Ecosystem Regeneration Associates)
14h30 – 16h
PAINEL: Tecnologia e Inteligência de Dados para Avaliar Impacto e Impulsionar o Ecossistema de Negócios Verdes | Auditório
Participantes: Juliana Vilhena (Fundo Vale); Marcos Vinícius Souza (Centro da Quarta Revolução Industrial — C4IR Brasil); Rebeca Lima (CDP Latin America)
Moderação: Daniel Contrucci (Climate Ventures)
15h45 – 17h45
Exibição do documentário Parceiros da Floresta | Teatro
PAINEL: Estratégias da Cooperação Internacional para o fomento da Bioeconomia no Brasil | Teatro
Participantes: Glenn Fedzer (Embaixada dos Estados Unidos no Brasil ); Richard Ridout (Embaixada do Reino Unido no Brasil); André Lamerding-Berdau (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit — GIZ, representação da Alemanha); Stefan Agne (Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil)
Moderação: Juliana Tinoco (Partnerships for Forests)
16h30 – 18h
PAINEL: Bioeconomia Azul: Um Oceano de Possibilidades | Auditório
Participantes: Tatiana Zanardi (Climate Smart Institute); Mario Frota Jr (Regenera Moleculas do Mar); Angélica Rotondaro (Climate Smart Institute); Felipe Cohen (UrbanSea)
Moderação: Arminda Augusto (jornalista ambientalista do Grupo Tribuna de Santos)
17h30 – 19h
Encerramento | Teatro