Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet disputam vaga no Planalto – Imagem: Arte/UOL
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Emergência climática, diversidade e empresas estatais estão entre os temas de documento que propõe medidas para planos de governo, a partir de princípios e boas práticas de governança corporativa
Em documento endereçado aos atuais candidatos à Presidência da República e demais líderes do Congresso Nacional, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) acaba de desenvolver um conjunto de medidas a ser inserido em planos de governo que fomentem a adoção de princípios básicos e boas práticas de governança corporativa.
O material foi produzido com o objetivo de contribuir para a melhoria das políticas públicas relacionadas à governança corporativa, reunindo temas fundamentais para os próximos quatro anos de governo.
Dentre os assuntos, estão governança de empresas estatais, emergência climática, integridade e combate à corrupção e promoção da ciência, tecnologia e inovação. “A tomada de decisão de governantes e legisladores passa pelo compromisso com a cultura da governança. Por isso, esta agenda não só congrega caminhos atuais e relevantes para enfrentar as questões mais urgentes de nossa sociedade, como também fomenta uma oportunidade de os administradores firmarem um compromisso mais sólido com essa cultura”, diz Pedro Melo, diretor-geral do IBGC.
O conteúdo da agenda contou com o apoio de uma diversidade de especialistas, orientado pela Diretoria de Vocalização e Influência da organização, além da base de conhecimento do IBGC construída ao longo de 27 anos de história. Para Melo, um ambiente de negócios saudável para toda a sociedade passa por uma boa governança corporativa. “A governança é o caminho, inclusive, para atingirmos metas ambientais e sociais. Isso deve ser levado em conta claramente por todas as esferas de poder. Esperamos que esta agenda dê início a um diálogo permanente, mesmo após as eleições”.
A agenda foi encaminhada às equipes dos candidatos presidenciáveis que disputam as eleições em 2022 e está disponível no Portal do Conhecimento do IBGC, para o público em geral. Conheça as propostas clicando aqui.