Imagem – Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O Dia da Árvore, celebrado hoje (21), é um convite para refletirmos sobre a importância das árvores e o nosso papel na sua conservação
De parques urbanos a grandes florestas, as árvores nos trazem inúmeros beneficios quando as ajudamos a prosperar. Pensando nisso, a The Nature Conservancy (TNC) reuniu seis razões pelas quais as árvores são importantes para nós e para o planeta, será que você sabia de todas elas?
#1: As árvores se alimentam dos gases de efeito estufa responsáveis pelas mudanças climáticas.
O processo de produção de alimentos das árvores, a fotossíntese, envolve a absorção de dióxido de carbono do ar e seu armazenamento na madeira. As árvores e plantas armazenam esse dióxido de carbono durante sua vida, retardando o acúmulo de gás na atmosfera que aquece rapidamente nosso planeta. Assim além de contribuir com a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, contribui também com a sua saúde, ao propiciar um ar puro e saudável, o que nos leva à razão número dois.
#2: As árvores melhoram nossa saúde mental e física.
Uma árvore saudável nos torna mais saudáveis. Um estudo de cientistas da TNC revelou que passar tempo na natureza tem correlação com a queda dos níveis de ansiedade e depressão. E não precisa de muito: caminhadas diárias entre as árvores daquele parque urbano perto da sua casa já fazem bem para a sua saúde. E o motivo número três também vai ajudar na sua saúde.
#3: As árvores limpam o ar, facilitando nossa respiração.
As folhas sabem o que fazem. As árvores removem do ar o tipo de poluição mais perigoso para nossos pulmões: o material particulado. Essa poluição é gerada pela queima de combustíveis fósseis, podendo atingir concentrações perigosas nas grandes cidades, bem como em bairros próximos a rodovias e fábricas. E confira no motivo quatro porque não somos os únicos a nos beneficiar dos serviços ecossistêmicos das árvores.
#4: As árvores proporcionam um lar para os seres da natureza que tanto amamos.
Uma floresta intacta pode fazer ainda mais, abrigando algumas das redes de vida mais diversas e resilientes do planeta. Florestas primárias, as que precisam ser protegidas com mais urgência, proporcionam habitats em todo o seu espaço, desde o solo até as copas das árvores mais altas. Todos esses habitats em uma mesma área permitem a sobrevivência de uma infinidade de espécies que mantém o meio ambiente e o nosso planeta em equilíbrio. E as próximas razões são para quem gosta de “sombra e água fresca”.
#5: As árvores refrescam sua vida e podem até salvá-la.
As árvores nos dão sombra — e isso é muito bom! As mudanças climáticas trazem consigo temperaturas mais altas e ondas de calor mais longas. A sombra de uma árvore funciona como um ar condicionado natural e pode reduzir os custos de energia de nossos sistemas de refrigeração, que trabalham cada vez mais. Além de ser um ótimo lugar para sentar e ler um livro.
#6: As árvores filtram sua água, tornando-a mais limpa e confiável para consumo.
As árvores armazenam e filtram mais da metade do abastecimento de água. Elas fazem isso removendo poluentes e sedimentos das chuvas e, em seguida, liberando lentamente a água de volta aos cursos d’água e aquíferos subterrâneos. Graças às árvores, esta água tratada pela natureza se torna mais fácil e barata de processar antes de chegar na sua casa.
Essas são apenas algumas das inúmeras razões pelas quais conservar e restaurar a floresta é tão importante. Nossa saúde – e a saúde do nosso planeta — depende da saúde da natureza.
Vale lembrar que embora as árvores sejam resistentes, elas não são invencíveis — e precisam da nossa ajuda. Ao apoiar iniciativas de conservação e restauração você está ajudando a plantar mais árvores, proteger florestas antigas e restaurar áreas que foram parcialmente abertas, além de garantir um planeta saudável para as futuras gerações.
Restaura Brasil
Alinhada com os objetivos da conservação e restauração florestal, a The Nature Conservancy (TNC) Brasil mantém a Campanha, como uma oportunidade para mobilizar pessoas e empresas, para contribuírem com a recuperação florestal no país O objetivo é criar um movimento em que todos possam participar e contribuir para a recuperação de áreas desmatadas na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
Para contribuir, basta acessar o site da campanha, escolher a forma de doação e onde quer plantar a árvore. Empresas também podem participar, firmando parceria diretamente com a TNC e tendo acesso a uma plataforma online, que permite criar campanhas de doação com seus colaboradores, rede de fornecedores e consumidores. As doações para pessoa física são a partir de R$ 25 e podem ser feitas por boleto bancário, cartão de crédito ou PIX, qualquer pessoa pode participar.
Lançada em 2018, a campanha tem a meta de plantar um bilhão de árvores e assim contribuir com a restauração de mais de 4 mil km² de áreas degradas. Até o momento, foram restauradas mais de 265 milhões de árvores, o que representa mais de 1.000 km².