Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Apoio do banco à ONG ajudou a plantar 34 milhões de árvores nativas do bioma em nove estados brasileiros
O Programa Voluntários Bradesco fará uma série de atividades especiais no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica no próximo sábado (24), em Itu, município do interior de São Paulo. Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, funcionários do banco e suas famílias terão uma manhã de aprendizado sobre o bioma, conscientização e cidadania ambiental. Por fim, cada um plantará uma muda em uma área de recuperação. A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional e é considerado o bioma brasileiro mais degradado.
O Bradesco já contribuiu para o plantio de 34 milhões de árvores nativas em uma área equivalente a 17 mil hectares, impactando 1.350 municípios em nove estados brasileiros – BA, CE, MG, MS, PR, RJ, RS, SC e SP. Além disso, a Organização colaborou com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, iniciativa que monitora o desmatamento no bioma via satélite.
O Centro de Experimentos Florestais, que recebe o evento, também contou com contribuição do Bradesco na reforma e melhoria da estrutura, incluindo a construção de torres de observação, instalação de câmeras e veículos para uso no campo.
15 anos do Programa Voluntários Bradesco
O Programa Voluntários Bradesco já contou com a participação de 167 mil funcionários e estagiários envolvidos em 1.321 ações. Em 2021, mais de 38 mil pessoas das mais diversas áreas do banco e de empresas ligadas ao Bradesco participaram de ao menos uma ação de voluntariado. Em 2019, antes da pandemia, esse número era de 22 mil colaboradores. O ano passado registrou também mais de 57 mil horas dedicadas às atividades, beneficiando 200 mil pessoas.
Entre os destaques do programa estão o projeto Unibrad Semear (Empregabilidade e empreendedorismo), fruto de uma parceria entre o Programa Voluntários Bradesco, a Unibrad (Universidade Corporativa do Bradesco), a área de Diversidade & Inclusão do Bradesco e o Instituto Joule, que prepara funcionários do banco para atuarem como mentores voluntários de jovens negros de 18 a 29 anos de todo o país, proporcionando encontros e experiências que alavancam o desenvolvimento de habilidades para o futuro. Outra campanha que é motivo de orgulho entre os voluntários do banco é a “Voluntários Bradesco contra a fome”, que distribuiu mais de 555 toneladas de alimentos em todas as regiões do Brasil, beneficiando mais de 139 mil pessoas em 2021.