Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Usando IA e imagens de satélite, o Global Renewables Watch mapeia instalações de energia renovável a partir do espaço
A Microsoft Corp., a Planet Labs PBC e a The Nature Conservancy anunciaram nesta quinta-feira seus planos para o lançamento do Global Renewables Watch (GRW), um atlas vivo inédito destinado a mapear e medir todas as instalações solares e eólicas em escala de utilitários na Terra usando inteligência artificial (IA) e imagens de satélite, permitindo que os usuários avaliem o progresso da transição para energia limpa e rastreiem tendências ao longo do tempo.
Com o mapeamento inicial das instalações de energia solar e eólica na Alemanha e na Índia, além das instalações solares no Brasil e no Egito concluídas, o GRW está sendo construído para servir como um atlas de energia renovável disponível publicamente, com insights sobre cada país, relacionados ao progresso da produção e tendências de desenvolvimento. Com acesso a dados de satélite a partir de 2018, e planejando atualizar o atlas duas vezes por ano, o GRW tem como objetivo mostrar a capacidade de energia renovável dos países, ajudar a entender essa capacidade e reconhecer padrões do impacto potencial da energia renovável no cenário no longo prazo, e não como um momento no tempo.
O primeiro inventário global completo deverá ser concluído até o início de 2023, momento em que os resultados passarão por uma validação técnica e científica. Para este programa conjunto, a Microsoft está fornecendo a tecnologia de IA e a plataforma, a Planet está contribuindo com as imagens de satélite subjacentes, e a The Nature Conservancy está fornecendo a expertise sobre o assunto para análise dos dados coletados.
O anúncio ocorre em Nova York, que recebe essa semana líderes internacionais do setor público e privado para a abertura da 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU e da 14ª Climate Week anual de Nova York.
“O tema da Climate Week NYC este ano é ‘Getting it done’, e para isso, precisamos passar de promessas para o progresso”, disse a CEO da The Nature Conservancy, Jennifer Morris.” O Global Renewables Watch, resultado da colaboração entre a Microsoft, a Nature Conservancy e a Planet, são exatamente o tipo de ação que precisamos. Este será um recurso de acesso público para ajudar pesquisadores e formuladores de políticas a entender as capacidades e lacunas atuais para que os tomadores de decisão possam escalar os recursos de energia renovável tão necessários de uma maneira responsável e amigável à natureza.”
Os métodos atuais para rastrear projetos de energia solar e eólica globalmente são imensamente complexos, cortando inúmeras jurisdições e com grande parte dos dados mantidos por organizações privadas. O GRW tem como objetivo fornecer esses dados, acoplando IA com imagens de satélite de alta resolução e apresentando-os em uma série temporal atualizada dinamicamente.
“Cada um dos parceiros traz um conhecimento único e agrega muito valor a essa iniciativa”, disse o cofundador e CEO da Planet, Will Marshall. “Você não pode gerenciar o que não pode medir, então, combinando os recursos de IA e computação em nuvem da Microsoft, as imagens abrangentes e de alta resolução de satélites da Planet e a profunda experiência no assunto da The Nature Conservancy, esperamos construir uma plataforma poderosa para a superação — e democratização – do acesso aos dados sobre energia renovável.”
Os parceiros continuarão a mapear países adicionais e pretendem divulgar a ferramenta entre aqueles encarregados de gerenciar a transição para energética limpa do mundo nas semanas que antecederam e durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, que acontece em Sharm El-Sheik, Egito, de 6 a 18 de novembro de 2022.
“O mundo precisa de acesso a dados para tomar decisões ambientais responsáveis, e o Global Renewables Watch servirá como uma ferramenta crítica para entender o progresso da humanidade no cumprimento das metas do Acordo Climático de Paris e no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para garantir o acesso a energias acessíveis, confiáveis, sustentáveis e modernas para todos.”, comentou o Vice-presidente da Microsoft e Chied Data Scientist, Juan Lavista Ferres.
O GRW disponibilizará seus dados e resultados no endereço GlobalRenewablesWatch.org, para integração em análises mais amplas.