Filme “Murmúrio do Vento” – Imagem: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Inspirado do 1° Fórum Latino-Americano de Cinema e Impacto Social o canal Sesc TV exibe sete filmes que retratam a realidade de modo crítico e reflexivo
O Sesc TV reservou para o mês de outubro a exibição de sete filmes que ultrapassam a essência de mero entretenimento da sétima arte. As películas selecionadas tratam de questões complexas com temáticas centradas nos contextos social e ambiental, acompanhando uma conjuntura mundial atual que exige urgência na crítica, na reflexão, no diálogo e na articulação dos meios para uma possível mudança. A mostra “Cinema de Impacto” utiliza o audiovisual como principal ferramenta de conhecimento das diferentes realidades da América Latina e do mundo ao demonstrar como se dá a relação do ser humano com a natureza, a terra e o trabalho em suas problemáticas e superações.
A exibição da série surge como continuidade ao 1° Fórum Latino-Americano de Cinema e Impacto Social, realizado em junho deste ano na cidade de São Paulo. O evento foi uma realização do Instituto Taturana (Brasil), Doccolabs Acción (Colômbia) e Ambulante (México), com o apoio do SESC, e serviu como espaço de encontro, reflexão e construção de redes de cinema engajado.
O filme “Semeadoras de Vida” (Sembradoras de Vida), que será exibido em 2/10, é uma produção peruana dirigida por Álvaro e Diego Sarmiento que acompanha cinco mulheres dos Andes locais em sua luta diária para manter uma forma tradicional e orgânica de trabalhar a terra. O filme traça um paralelo entre a terra e a mulher e como as duas são capazes de gerar vida.
No dia 9 outubro será exibido “Curtir a Pele”, película portuguesa que retrata o dia a dia de um curtume e seus trabalhadores durante uma crise econômica que devastou o país. O enredo acompanha a vida de Carla e Lúcia, que, após o desaparecimento de Patrícia, são as duas únicas mulheres que ali trabalham.
Em 16 de outubro será veiculado o filme mexicano “O que Aconteceu com as Abelhas” (¿Qué les pasó a las abejas?), que retrata a realidade dos apicultores das comunidades maias e seu enfrentamento com o avanço da soja e dos agrotóxicos na região. Apesar de lançado durante a pandemia, o filme foi o documentário mais visto nos cinemas do México em 2021.
Dia 23/10 é a vez do filme “Arica” ir ao ar. Trata-se de uma coprodução chinela, sueca, belga, norueguesa e britânica que retrata o envio de 20.000 toneladas de lixo tóxico por parte de uma mineradora sueca para a cidade de Arica, no Chile, fato que resultou no adoecimento de milhares e na morte de muitas pessoas. O filme mostra o inédito julgamento para se apurar a responsabilidade da empresa, que começa após o diretor, Lars Edman – nascido no Chile e criado em Boliden, na Suécia – revelar o escândalo. A obra foi gravada durante 15 anos e mostra as consequências das decisões europeias que, mesmo no pós-colonialismo, continuam a afetar as pessoas na América Latina.
Por sua vez, “Legumes na Cidade” (Des Legumes Dans la Ville) será exibido em 30/10. A produção francesa retrata a tentativa de diferentes iniciativas de moradores da cidade de se reconectarem com a natureza por meio de uma revolução agrícola urbana. O filme recebeu a Menção Honrosa no Cine Eco (2021) e o Troféu de Oro da Deauville Green Awards (2021).
No dia 30/10 o SescTV veiculará o média-metragem boliviano “Murmúrio do Vento” (En el Murmullo del Viento), ambientado nos altiplanos da Bolívia, que aborda o retorno de Nina à região onde passou a infância. A personagem entra em contato as memórias que seu pai contava a ela, a música característica boliviana e sua espiritualidade.
A monstra ainda conta com a animação de um curta produzido na Espanha “Eu, um Monstro?” (Me, a Monster?), que retrata o inusitado encontro de Nono e Be2. Nono é o único habitante do planeta Pano e Be2 é um viajante. Apesar das evidentes diferenças, ambos encontram uma forma de se comunicar e conviver em harmonia.