Imagem – Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Já presente no Brasil e nos Estados Unidos, a agência de comunicação integrada e marketing investe no Canadá com o objetivo de compartilhar com as marcas da região seus principais pilares: diversidade, inclusão, sustentabilidade e responsabilidade social
Estudar novas frentes de negócios e sempre buscar um grande potencial de desenvolvimento é fundamental para qualquer marca. Contudo, quando somado a uma oportunidade alinhada com seus propósitos enquanto empresa, deixa tudo mais fácil. Dessa forma, a MCM Brand Experience, agência de comunicação integrada e marketing, chega ao Canadá, neste ano, com o intuito de levar a cultura brasileira a um país que compartilha dos principais pilares da agência: diversidade, inclusão, sustentabilidade e responsabilidade social.
Tratar de um processo de expansão para outro país em meio a maior crise dos últimos anos não é uma tarefa fácil. Assim, a MCM teve que se reinventar e construir uma nova forma de fazer os projetos acontecerem. “Passamos por dias desafiadores, mas – com um time muito competente – pudemos continuar sonhando e hoje estamos vislumbrando as realizações deles. Além da expansão para o Canadá, a agência ganhou novas contas no ano passado, como Volvo, Google, Johnsons & Johnsons e ThoughtWorks. Temos muito o que comemorar como empresa”, conta Fernanda Furquim, Diretora de Operações da Welkom MCM Brand Experience no Canadá.
A agência no Canadá será conhecida como “WELKOM”, carregando a ideia de estar de portas abertas para receber toda a diversidade, inclusão, além de preservar a sustentabilidade e equidade.
Além de um grande intercâmbio cultural, a chegada da MCM ao Canadá aumenta as possibilidades do desenvolvimento da empresa como um todo. Com sede na cidade de Calgary, a cerca de 672 quilômetros de Vancouver, a agência está situada em um grande polo industrial em desenvolvimento, com grande envolvimento com o agronegócio, inovação e tecnologia. “Escolhemos a localização pelo crescimento conjunto, pois Calgary é a cidade onde temos presentes clientes multinacionais já homologados na MCM Brasil, como BASF, Corteva, Google, IBM, Dell, entre outros. Tudo isso, além da grande receptividade e abertura do próprio país para internacionalização”, completa Furquim.
O trabalho do Serviço de Promoção Comercial do Consulado Geral do Canadá em São Paulo também foi intenso para tornar essa expansão realidade. Tendo em vista a necessidade de otimizar a operação de uma empresa no Brasil e elevar seu potencial de exposição internacional, somado à capacidade evolutiva que Calgary e o Canadá proporcionam, o modelo tornou-se acessível para se concretizar. De acordo com a Dra. Heather Cameron, Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo, com o início das operações da MCM Brand em Calgary, há mais um sucesso de internacionalização de uma empresa brasileira no Canadá. “Fiquei ainda mais feliz ao saber que a empresa é fundada e dirigida por mulheres, que certamente terá um impacto muito positivo. Nosso país apoia a igualdade de gênero e as empreendedoras encontram um ambiente inclusivo e positivo para seus negócios. Tenho certeza que será uma jornada de muito sucesso. Bem-vindas ao Canadá”, completou a Cônsul.
A chegada em um novo país exige muito planejamento e determinação. Já presente nos Estados Unidos com a MCM Brand USA, o principal objetivo nessa nova etapa é conhecer ainda mais os clientes atuantes em outros países, assim como entender como o setor se movimentou localmente. “Devemos salientar o papel do Consulado Canadense no Brasil que foi determinante para o andamento do nosso processo. Eles foram nosso apoio desde o início do projeto. No posicionamento para internacionalizar, precisamos de informações corretas, planejamento, estratégia e parceria. Hoje, temos muito mais que isso com a equipe do Consulado”, adiciona Fernanda Furquim.
Neste ano de 2022, a MCM Brand Experience comemora 25 anos de existência e a chegada ao Canadá reitera o desejo da agência há mais de duas décadas em avançar fronteiras levando um pouco da ‘brasilidade’ em forma de projetos e ações para outros países. “Estamos muito felizes por mais essa conquista. Afinal, passamos por dois anos de pandemia e, na contramão do nosso setor, estamos vendo nossos sonhos se concretizando. Acreditamos na importância de defender nossos propósitos, onde quer que estejamos, e encontrar outros países que nos possibilitam esse desenvolvimento só aumenta nossa força e determinação. Sabemos dos desafios, mas acreditamos no poder do diverso, do sustentável e do global”, conclui Mônica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Experience.