Imagem – iStock
POR – AGÊNCIA CONVERSION, PARA NEO MONDO
A sustentabilidade chega com força na programação das fabricantes de automóveis
A sustentabilidade está em pauta, já que a preservação do meio ambiente se faz necessária. Mais e mais empresas estão se dando conta de seus papéis. É o caso da BMW, que irá usar plástico derivado de redes e cordas de pesca recicladas. Os modelos do Neue Klasse contarão com diversas peças do interior e do exterior de seus veículos recicladas a partir desse processo. O lançamento se dará em 2025.
As peças produzidas a partir da reciclagem desses materiais marítimos têm um menor impacto na emissão de carbono. Por exemplo, os resíduos de nylon formam a base para fios sintéticos que podem ser usados de tapetes para os modelos da BMW.
A fabricante alemã não está sozinha nessa empreitada. Ela conta com uma parceria da empresa Plastix, da Dinamarca. Com isso, cordas e redes de pesca são transformadas em grânulos plásticos, através de um processo inovador. Novas tecnologias permitem tal produto.
É uma forma de inovar na produção de seus veículos, reciclando materiais e ainda ajudando na despoluição dos oceanos. Assim, evita-se o descarte desse material nas águas. É de suma importância reaproveitar esse tipo de material para reúso e ajudar na preservação do meio ambiente.
Muitos que querem comprar carro zero estão preocupados não somente com a performance do veículo, mas também com o meio ambiente. Outras fabricantes de automóveis também se empenham na mesma direção, como é o caso da Ford, que já trabalha com garrafas de plástico recicladas em suas peças.
A Volvo, por sua vez, já divulgou que também tem a intenção de que um quarto dos plásticos usados na fabricação de seus veículos deve ser reciclado. A Renault também faz parte desse time que apoia a reciclagem. Essa é uma tendência que veio para ficar.
E, para os que se preocupam com a poluição gerada por seu automóvel, é possível reduzir os impactos ao tomar uma série de cuidados, como verificar a etiquetagem de gases emitidos. A manutenção do veículo também deve estar em dia e usar combustível de fonte renovável, quando possível. Usar o carro somente quando necessário ajuda a reduzir seu impacto.
Algumas pessoas já estão optando por automóveis elétricos e até híbridos, que apresentam tanto motores elétricos quanto convencionais. As fabricantes de automóveis estão cada vez mais atentas em desenvolverem veículos que respeitem o meio ambiente. As novidades não param de chegar e vão, aos poucos, sendo incorporadas ao mercado.