Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Pesquisa feita pela IBM revela que 70% das pessoas valorizam o propósito das companhias e pagam mais para fazer compras sustentáveis, como produtos reciclados ou ecológicos
Atualmente, muito se fala sobre responsabilidade ambiental nos mais diversos setores da economia. Para a construção civil não é diferente. Como se trata de uma atividade que pode gerar impactos negativos à natureza desde a sua produção até o descarte dos insumos da obra, as empresas têm criado materiais ecológicos para tentar minimizar os efeitos causados ao meio ambiente. Os dados do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) comprovam que o setor é responsável por consumir 75% dos recursos naturais extraídos. Além disso, cerca de 80 toneladas de resíduos de obras são geradas anualmente pelas empresas do setor.
De acordo com a pesquisa feita pela IBM em 28 países, 70% dos entrevistados – cerca de 19 mil pessoas – mencionaram que valorizam o propósito das companhias e pagam mais para fazer compras sustentáveis, como de produtos reciclados ou ecológicos. “Hoje nos deparamos com um consumidor muito mais exigente com o que é consumido e em busca de produtos que tenham impactos positivos ao meio ambiente. Aliado a essa preocupação, o mercado da construção civil tem investido cada vez mais em materiais ecológicos para a construção de casas mais sustentáveis” explica Marcia Masson, diretora de categorias da Tul, e-commerce B2B que otimiza o abastecimento de lojas de materiais de construção.
A executiva lista quatro materiais que podem garantir uma construção mais sustentável:
1- Areia reciclável: É proveniente de resíduos de concreto, possui qualidade, com ótimo custo benefício e causa impactos mínimos ao meio ambiente. Considerando o custo-benefício, é uma excelente opção para ser usada em aplicações como concretagem de uma calçada ou para nivelar o piso. De acordo com a ABNT NBR 15116, norma que especifica os requisitos para produção e recepção dos agregados reciclados, essa areia pode ser usada somente para algumas finalidades, como: assentamento de alvenaria, reboco, contrapiso, chapisco e assentamento de pisos.
2- Argamassa biomassa: É um produto pronto para uso, o que garante mais praticidade sem a necessidade de preparar nenhuma mistura. Com a mesma função de uma argamassa convencional, é muito utilizada para assentamento de blocos e tijolos e vedação. Por não ser cimentícia, no seu processo de composição é utilizado água de reuso fazendo com que o material seja uma excelente opção sustentável.
3- Iluminação de Led: É uma excelente opção para economizar energia, podendo economizar até 80% na conta de luz. Além de ganhar qualidade de luz visivelmente mais confortável e com maior durabilidade, as lâmpadas de LED exigem menor quantidade de potência para produzir o mesmo fluxo luminoso dos modelos tradicionais.
4 – Mecanismos para Caixa Acoplada com entrada universal: Considerada uma das soluções mais vendidas e reconhecida por sua alta eficiência no mercado, o mecanismo para caixa acoplada só começa a encher de água depois de alguns segundos após o acionamento da descarga, evitando que a caixa comece a encher novamente antes do fechamento total do mecanismo de saída de água, gerando desperdício. Esse processo reduz o tempo de resposta do enchimento da caixa acoplada gerando economia de até 0,7 litros por descarga. Opção inteligente, econômica e ideal para evitar o desperdício de água.