Imagem – Representativa/Divulgação
POR – AGÊNCIA CONVERSION, PARA NEO MONDO
A XZERO City é uma cidade inteligente que visa promover a saúde, o bem-estar e a biodiversidade da população; o objetivo é a emissão zero de carbono
A maior preocupação das nações, atualmente, é o cuidado e a preservação do meio ambiente. Nos últimos anos, cresceu o número de empresas e pesquisadores que estão pensando na tecnologia como possível solução para diminuir o desmatamento e a emissão de gases tóxicos no planeta, não apenas para a criação de aparelhos eletrônicos e automóveis menos poluentes, mas no desenvolvimento de smart cities, ou seja, cidades inteligentes, que, com o auxílio da tecnologia, possam ser mais sustentáveis e benéficas à população.
No Kuwait, um dos países mais ricos do mundo, por exemplo, um projeto de smart city já começou a ser desenvolvido e promete construir a cidade mais inteligente do mundo até 2034, com emissão de carbono zero e totalmente sustentável, o XZERO City. De acordo com o site da URB, empresa responsável, “o projeto em desenvolvimento prevê a construção de 1.600 hectares na região Sul do Kuwait, composta de 30 mil unidades residenciais, bem como cerca de 30 mil ‘empregos verdes’, que serão criados nas diversas áreas como medicina, turismo, tecnologia, educação, varejo e entretenimento”.
XZERO será a cidade mais caminhável do mundo
O coração do projeto da XZERO é a criação de uma cidade inteligente, mas resiliente, com um design voltado para promover a saúde, o bem-estar e a biodiversidade, e o que une todos esses conceitos é a capacidade multifuncional da cidade, que irá conectar a cidade inteira por meio de espaços de mobilidade verde, isto é, ciclovias, espaços para caminhada e para carros elétricos.
O uso de automóveis particulares será limitado a alguns espaços, e todos devem ser elétricos. Isso porque o objetivo dos planejadores é maximizar o espaço caminhável dentro da cidade, o que dará o título de cidade mais caminhável do mundo a XZERO. Ainda, a cidade prevê ciclovia por toda a sua extensão e a utilização de automóveis elétricos menores, para transporte de pessoas com dificuldade de locomoção. Tudo isso pensando na redução da emissão de gases tóxicos, que causam o desenvolvimento de microclimas de calor e o aumento da temperatura na ilha.
A URB planeja iniciar as obras em 2024 e prevê uma duração de 10 anos para que ele se concretize, ou seja, até 2034 é possível que se veja a cidade mais caminhável do mundo se tornar realidade. O espaço será voltado tanto para residência quanto para turismo sustentável, com resorts autossustentáveis e ecologicamente corretos. Para aquelas pessoas que se preocupam com o meio ambiente e pensam em viver em um lugar com qualidade de vida, que preze a caminhabilidade e a saúde, será uma cidade ideal para se viver ou visitar.
É também uma excelente oportunidade de trabalho para vários profissionais que se especializarem em tecnologia verde, medicina veterinária e humana, empresários de diversos ramos que vendem serviços e produtos verdes, visto que o empreendimento promete dar mais de 30 mil empregos voltados para os mais diversos setores.