Imagem – Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
A convocação deste ano superou os números da edição anterior, tendo recebido mais de 380 inscrições de todos os estados do país
A Fundação Toyota do Brasil divulgou os projetos selecionados no Edital 2022. As iniciativas escolhidas foram Crochetando o Futuro, do Mato Grosso, Elas Podem, de São Paulo, e Tecido Transformador, da Bahia, todas voltadas para a valorização e qualificação de mulheres, cis e trans. O chamamento deste ano recebeu mais de 380 propostas (155 a mais do que na edição anterior), com inscrições de todos os estados do Brasil. Cada um dos projetos receberá um aporte de até R$ 100 mil para execução das atividades em 2023.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE), em março de 2022, a taxa de desemprego das mulheres é superior a dos homens desde 2012. Ainda segundo a pesquisa, o índice de desempregadas era de 16,45% em 2021, o equivalente a mais de 7,5 milhões de mulheres. No total, o índice médio anual de desemprego na economia foi de 13,20% em 2021, de acordo com o levantamento.
Para Otacílio do Nascimento, diretor da Fundação, o movimento da organização em apoiar projetos que qualificam e empoderam mulheres é fundamental para que essa situação mude. “Precisamos fornecer as ferramentas necessárias para que tenhamos um aumento da representatividade feminina no mercado de trabalho. Ficamos muito honrados em ajudar a transformar a vida das mulheres alcançadas pelas iniciativas selecionadas”, comentou.
Edital 2022 supera a edição anterior
Nesta edição, além do número expressivo de inscrições, foram recebidas propostas de todos os 26 estados do país, além do Distrito Federal. “Ficamos muito felizes com o alcance nacional que nosso edital teve. Agradecemos a todos que tiveram interesse em participar e saibam que não foi fácil selecionar três iniciativas dentre tantas boas. Mas, isso nos mostra que existem organizações interessadas em construir um país mais igualitário e inclusivo. Unindo forças, nossas ideias têm um potencial ainda mais transformador”, ressaltou Viviane Mansi, presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Conheça mais sobre os projetos selecionados
Tecido Transformador
Organizada pela ONG Somos Ser, a iniciativa é voltada prioritariamente para mulheres transexuais de baixa renda que vivem em Salvador/BA. Por meio da qualificação profissional em corte e costura criativa e empreendedorismo, o projeto possibilita uma melhoria das condições de vida, redução das desigualdades e igualdade de gênero. Com o apoio da Fundação, o projeto conseguirá alcançar 40 mulheres.
Elas Podem O projeto oferecerá curso de mecânica automotiva, além de capacitação sobre gestão de negócios e empreendedorismo, para mulheres cis e trans que residam, preferenciamente, em Campinas/SP. Com isso, a Associação de Assistência Social São João Vianney, organização não governamental responsável pela iniciativa, busca contribuir com o empoderamento feminino por meio da educação. O projeto beneficiará diretamente 30 mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social.
Crochetando o Futuro A ONG Instituto Espaço Silvestre (IES) promoverá curso de capacitação para mulheres ribeirinhas e de baixa renda residentes de Poconé/MT, no qual elas aprenderão a confeccionar amigurumis, pequenos bonecos feitos em crochê ou tricô. Aproveitando o bioma local, que encanta os turistas da região, além de outros objetos, elas produzirão amigurumis de animais da fauna do Mato Grosso, que serão comercializados em hotéis da área. O curso será oferecido para 60 mulheres, divididas em três turmas.