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POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Reconhecimento municipal é resultado do SER, programa do Grupo que tem como objetivo fortalecer a agenda de diversidade e acelerar o tema localmente
A Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, comerciantes e empregados, que no Brasil é integrada pelas marcas Ticket, Ticket Log, Repom, Edenred Pay e Punto, acaba de receber o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo. O reconhecimento é resultado do programa de diversidade, equidade e inclusão, o SER, lançado este ano e estruturado nos pilares governança, desenvolvimento, comunicação e eventos.
“Com base na estratégia global de sustentabilidade da Edenred, o Ideal, dentro do pilar Ideal People, assumimos um importante compromisso: ser uma marca empregadora forte, que garanta um ambiente positivo para o desenvolvimento profissional, com respeito à diversidade e aos direitos humanos, para que, não somente nossas pessoas, mas todas as nossas conexões, tenham liberdade de ser quem elas são”, destaca Larissa Faresin, Gerente de Sustentabilidade da Edenred Brasil.
O Ideal é composto por diversas iniciativas e uma delas é o compromisso de, até o final do ano, ter 31% de mulheres em posições executivas e 40% em 2030. Para fomentar cada vez mais a agenda de diversidade, Edenred Brasil também firmou compromissos com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, movimento que articula empresas para a promoção do respeito à diversidade LGBTQIAP+; com a Coalizão Empresarial para a Equidade Racial e de Gênero, iniciativa empresarial com foco com foco na equidade e na superação da discriminação racial e de gênero no mundo do trabalho; Aliança Pelos Jovens, iniciativa idealizada pela Nestlè para promoção da empregabilidade juvenil; Fórum de Gerações de Futuro do Trabalho, que dialoga sobre as sinergias e oportunidades geradas pela convivência de diferentes gerações nas organizações; e Pacto pela Inclusão da Pessoa com Deficiência que promove a inclusão destas pessoas no mercado de trabalho. Além disso, a marca formalizou o compromisso público em garantir e promover um ambiente de trabalho seguro, respeitoso, livre de discriminação e com igualdade de oportunidades e de desenvolvimento profissional para todas as pessoas que compõem o quadro de colaboradores próprios e terceiros. Ele também assegura para o público interno e parceiros de negócios os esforços para combater qualquer prática discriminatória, seja por raça, cor, gênero, orientação sexual, idioma, nacionalidade, religião, idade ou condição social.
“Com esses compromissos, buscamos assegurar para nosso público a atuação da Edenred no combate a qualquer prática discriminatória, seja por raça, cor, gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, idade ou condição social, e propor um ambiente integrador para todas as pessoas. Para isso, definimos cinco Grupos de Afinidade (GAs): diversidade geracional, equidade de gênero, étnico-racial, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Essas frentes nos possibilitam incorporar os fundamentos da nossa diretriz e dos nossos princípios orientadores, guiando o trabalho e os esforços do Grupo rumo a um ambiente de trabalho diverso, inclusivo e equitativo”, reforça Larissa.
Cada Grupo de Afinidade é composto por pessoas aliadas e que se sentem representadas pela frente de atuação, além de líderes focais e um executivo responsável por viabilizar algumas iniciativas. Atualmente, os GAs realizam encontros mensais e pontos adicionais ao longo do mês, que são definidos pelos próprios integrantes para que possam acelerar temas e iniciativas que estão propondo. A especialista também comenta sobre a criação de uma estrutura de governança composta por esferas: comitê executivo de diversidade, composto pelos principais executivos e líderes de RH de todas as unidades de negócios do Grupo, bem como um membro independente com papel consultivo; fórum de lideranças, composto por áreas essenciais para acelerar as ações e por estratégicas lideranças convidadas pelas unidades de negócios; e os grupos de afinidade.
Para avançar com o propósito do Programa SER, a Edenred capacitou os líderes em um workshop de liderança Inclusiva. “O combate efetivo a qualquer tipo de discriminação e ações que possibilitam um ambiente ainda seguro são princípios fundamentais da política interna de todas as marcas que integram o Grupo. Por isso, temos trabalhado fortemente para a capacitação da liderança, que é fundamental para o segmento das ações afirmativas e dissipação da temática com as equipes”, conclui Faresin.
Entre os colaboradores, 90% do time da Edenred Brasil realizou o Curso Global de Diversidade na Edenred Digital University (EDU), plataforma de treinamentos on-line, com foco no aprimoramento contínuo e no desenvolvimento de competências. Também foram realizados eventos por meio dos canais internos, como mídia social corporativa e Instagram interno. Um exemplo foi o Papo SER, onde a primeira edição, que aconteceu no Mês da Consciência Negra, trouxe como pauta o antirracismo com profissionais fundamentais para discussão.
Neste ano, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade recebeu mais de 300 inscrições, maior número de inscritos da história do programa. O evento foi promovido no dia 09 de dezembro, no Memorial da Inclusão, localizado dentro do Memorial da América Latina.