Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
295 voluntários foram expostos a sons de tráfego e de cantos de aves em ambiente natural; o estudo sugere que ouvir cantos de aves na natureza reduz ansiedade e paranoia em participantes saudáveis
Um estudo realizado pelo Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano e a Universidade Hamburg-Eppendorf mostrou evidências de que o canto de aves em habitat natural pode ser benéfico e reduzir os sintomas de ansiedade e paranoia, sendo que o último foi demonstrado pela primeira vez em um estudo.
“Vários estudos já comprovaram que estar em contato com a natureza traz efeitos benéficos para a saúde mental das pessoas, e pesquisas que trazem dados mais precisos ajudam a reforçar isso”, comenta Ben Phalan, chefe de conservação do Parque das Aves.
O estudo não conseguiu evidenciar que o canto das aves em ambiente natural ajuda em sintomas de depressão, mas os pesquisadores conseguiram demonstrar que barulhos de trânsito pioram o estado mental desses pacientes. Além disso, a pesquisa demonstrou que nem os sons de aves em ambiente natural, nem os barulhos de trânsito têm influência na performance cognitiva.
“Vale ressaltar que a ideia é entrar em contato com esses animais em um ambiente natural, como um parque, uma praça, o quintal de casa ou até uma varanda com flores. Inclusive, indicamos plantar árvores nativas no quintal para atrair aves e poder conviver com elas mais de pertinho”, comenta Ben.
Foz do Iguaçu oferece contato direto com a natureza
Quem mora ou visita Foz do Iguaçu, no Paraná, tem um contato direto com áreas naturais que propiciam uma conexão com a Mata Atlântica e suas espécies.
“É um privilégio termos em nosso quintal o maior remanescente de Mata Atlântica de interior do Brasil, com toda sua esplendorosa e fascinante fauna e flora. O contato que temos com essa biodiversidade propicia muitos benefícios para nossa saúde”, acrescenta Ben.
No Parque das Aves, localizado em frente ao Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas, as pessoas podem ficar em contato direto com diversas espécies de aves da Mata Atlântica e ouvir os mais variados cantos.
“Visitar o Parque das Aves é uma experiência que mexe com todos os sentidos, como o observar as aves e as interações entre elas em um ambiente natural, que garante horas de aprendizado e entretenimento. Também o ouvir seus cantos, e outras vocalizações diversas, que propicia momentos de introspecção e reflexão que são inesquecíveis. Tudo somado aos aromas naturais, como o cheiro de terra, e o frescor úmido da mata tocando a pele”, finaliza Ben.