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POR – AGÊNCIA CONVERSION, ESPECIAL PARA NEO MONDO
Ter novos hábitos ambientais é fundamental para atrair novos consumidores
Nos últimos anos, muita coisa mudou. Principalmente, a forma como o consumidor tem agido. Foram transformações no modelo de consumo, que passam desde a globalização digital até os próprios hábitos dos clientes. Isso porque muitos deles já são da famosa Geração Z e têm rompido algumas barreiras.
Nesse quesito, eles estão muito mais interessados em causas sociais e ações sustentáveis.
Ou seja, a nova gama de consumidores não se importa apenas com a qualidade do produto, como era antigamente. As pessoas querem realmente encontrar empresas que tenham os mesmos valores que elas. E isso também afeta outros clientes, aqueles de outras gerações, gerando realmente uma conscientização geral.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada em 2019, pela agência Fiep, apontou que 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar em empresas sustentáveis. Então, a partir daí, as companhias precisam se reinventar para garantir aos clientes que elas se importam, sim, com a sustentabilidade. Mas como fazer isso?
O primeiro passo é, de fato, aplicar isso no dia a dia dentro da empresa. São necessários diversos esforços que muitas vezes vão bater de frente com a cultura do local. Mas é preciso ter atitudes incisivas. Isso vai desde um novo planejamento ambiental que envolve os fornecedores até a conscientização de colaboradores.
Para isso acontecer, você pode utilizar várias estratégias. Uma delas envolve a implementação dos 5 Rs da sustentabilidade, que são:
- Repensar.
- Recusar.
- Reduzir.
- Reutilizar.
- Reciclar.
Todas essas ações visam a melhoria do meio ambiente, seja nas ações do dia a dia ou até mesmo na produção de novos produtos sustentáveis. Serão necessárias muitas palestras e treinamentos para que todos da empresa possam estar ligados a essa nova postura da empresa.
Depois que tudo estiver 100% alinhado, com uma nova cadeia de produção, começa-se a divulgação. E, para isso acontecer da melhor forma, claro que é preciso ter as mídias sociais ao seu lado. Afinal de contas, ter ferramentas como uma conta comercial WhatsApp é um grande aliado para tirar todas as dúvidas dos clientes e também disseminar ainda mais essa cultura sustentável.
Outro detalhe importante é a elaboração de relatórios e índices que possam garantir toda essa responsabilidade social ao público. Alguns deles devem registrar todo o andamento da empresa, desde o início da transformação até o momento final. Só assim é possível ter um entendimento muito mais palpável sobre o que de fato mudou. Além disso, serão gerados novos valores, um diferencial no mercado e a conquista de novos clientes.