Imagem – Freepik
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
A conclusão faz parte do relatório “Recomendações para fortalecimento da consideração de questões climáticas e socioambientais na regulação bancária brasileira”, a ser lançado no próximo dia 6 de março, em evento on-line, das 9h às 10h30, e posteriormente enviado ao Banco Central
Fortalecer a agenda socioambiental nas operações financiadas por bancos é uma tarefa complexa, mas possível e necessária, de acordo com o relatório “Recomendações para fortalecimento da consideração de questões climáticas e socioambientais na regulação bancária brasileira, que será apresentado no webinar 9º Bis (Bate-papo Inclusivo e Sustentável), em 6 de março, das 9h às 10h30.
Um time de especialistas em finanças ESG (Environmental, Social and Corporate Governance; em português: meio ambiente, social e governança corporativa) se reunirá no webinar para conhecer as conclusões do relatório e debatê-las.
Realizado na semana da mulher, o evento será conduzido por Luciane Moessa, diretora da associação Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS), que apresentará o estudo, e terá mais três mulheres como debatedoras. São elas: Fátima Tosini, que fez pesquisa de Doutorado sobre integração de fatores socioambientais na regulação bancária, foi uma das primeiras a trabalhar com esse tema no Banco Central do Brasil, e é membro do Conselho Estratégico da SIS; Rebeca Lima, diretora executiva do Carbon Disclosure Project (CDP) da América Latina; e Teresa Liporace, Diretora de Programas do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
De acordo com Luciane Moessa, as recomendações do relatório são baseadas em dois grandes pontos de partida: a) o que já existe na regulação bancária brasileira nessa matéria e o impacto já produzido (ou não) por essa regulação no mercado bancário brasileiro; b) o que existe de regulação bancária nessa matéria nos demais países em que o tema foi abordado (27 países atualmente) e em que medida conteúdos dessas normas teriam utilidade no contexto brasileiro.
Organizado pela associação Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS), o webinar é gratuito e aberto a quem tem interesse na integração de temas socioambientais no setor financeiro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected] até o dia 03/03.