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POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Especialistas defendem que negociação favoreça empresa voltada para eletromobilidade e incentive produção nacional de componentes para carros elétricos
Integrantes do governo brasileiro se reuniram na última semana para discutir pontos para apresentar aos chineses durante a viagem do presidente Lula ao país asiático no final deste mês. A comitiva brasileira busca politicamente que uma empresa da China compre a planta da Ford em Camaçari, Bahia, com isenções fiscais.
Com essa notícia, especialistas do setor de eletromobilidade têm defendido que a compra seja realizada por uma empresa voltada para a ampliação do mercado de carros elétricos no Brasil. “Acredito que a venda da planta da Ford em Camaçari para uma empresa chinesa pode ser uma grande oportunidade para eletrificar ainda mais o mercado brasileiro”, afirma Ricardo David, sócio diretor da Elev, empresa especializada em soluções para a eletromobilidade, que é natural do Estado da Bahia. Por mais que a prioridade para uma empresa de carros elétricos possa estar subentendida, ainda não houve a confirmação de qual tipo de montadora poderá assumir a planta no Estado.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, recentemente defendeu recentemente que a ida do presidente à China pode acelerar o negócio. A planta da Ford em Camaçari seria retomada em três fases, começando com a produção de motores elétricos para caminhões e ônibus.
“Seria interessante que uma empresa, como a BYD, que já é uma grande fabricante de carros elétricos, comprasse a planta da Ford na Bahia. A discussão é uma excelente oportunidade para analisarmos como o Brasil pode avançar no desenvolvimento de carros elétricos”, sugere Ricardo David.
No Brasil, o setor de veículos elétricos vem crescendo a cada ano, impulsionado pela demanda dos consumidores. Segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) o carro eletrificado somou 4.500 unidades vendidas em janeiro de 2023. A ABVE também aponta que foram vendidos 49.245 veículos eletrificados no Brasil em 2022, um crescimento de 41% em relação ao ano anterior.
A eletrificação dos veículos é uma tendência mundial e o Brasil precisa acompanhar essa transformação. “Acredito que o futuro dos automóveis é elétrico e o Brasil não pode ficar para trás nessa transição. Precisamos de investimentos para desenvolver uma indústria de carros elétricos forte e competitiva”, ressalta Ricardo David.
Além disso, a produção de motores elétricos em Camaçari poderia ser o início de uma cadeia produtiva nacional de componentes para carros elétricos, gerando empregos e impulsionando a economia brasileira. “O Brasil tem grande potencial para se tornar um grande player na produção de veículos elétricos, mas é preciso investimento em pesquisa e desenvolvimento, bem como em infraestrutura de recarga”, afirmou o executivo da Elev.
O executivo finaliza, afirmando que, como o setor de veículos elétricos cresce a cada ano no país, é fundamental que o Brasil acompanhe essa tendência mundial e invista em pesquisa e desenvolvimento, bem como em infraestrutura de recarga. Afirmando que é crucial que a venda da planta da Ford em Camaçari para uma empresa voltada para a ampliação do mercado de elétricos no Brasil seja considerada durante as negociações entre a comitiva brasileira e os chineses.