Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
A TotalEnergies, empresa multienergética que produz e comercializa energias como petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, renováveis e eletricidade, agora é uma das signatárias do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. A adesão é parte do compromisso de se tornar uma companhia cada vez mais diversa, inclusiva e alinhada com as pautas em discussão pela sociedade.
O Fórum tem como objetivo aprimorar práticas de gestão empresarial e combater a LGBTI+fobia nos negócios e na sociedade. As empresas que aderem a este movimento devem nortear suas práticas segundo os ‘10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+’ firmado pelo Fórum. Os indicadores ajudam a identificar a situação atual da empresa e elaborar um plano de ação que promova igualdade de oportunidades e um ambiente saudável para pessoas LGBTI+.
A entrada no Fórum representa um marco no trabalho que a TotalEnergies vem desenvolvendo ao longo dos anos. Em 2014, foi criada globalmente a Política de Diversidade e, em 2021, foi implementada a Comissão de Diversidade e Inclusão do Brasil para atender as necessidades específicas do país. A TotalEnergies também definiu, em 2022, 10 objetivos e indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que inclui iniciativas de diversidade e inclusão e fazem parte da remuneração anual dos executivos.
“Os direitos das pessoas LGBTI+ são, antes de tudo, direitos das pessoas e o ambiente corporativo tem responsabilidade nesse processo de inclusão. A TotalEnergies espera que sua adesão ao Fórum estimule outras empresas a fazerem o mesmo, para que, juntos com a sociedade, possamos obter resultados mais efetivos”, destaca Charles Fernandes, Diretor Geral da TotalEnergies no Brasil.
“Aderir ao Fórum é dizer que sabemos o que precisa ser feito e que estamos dispostos a fazê-lo. A partir de agora, a TotalEnergies firma um compromisso púbico de promover as ações necessárias no caminho de se tornar uma empresa mais diversa e inclusiva às pessoas LGBTI+”, acrescenta Eduarda Pina, Diretora de Negócios, Desenvolvimento e Geociências e líder da Comissão de Diversidade da TotalEnergies EP Brasil.
“Ter mais de 170 empresas signatárias, somadas à presença da TotalEnergies, nos ajuda a impactar ainda mais o ambiente empresarial e a sociedade. Celebramos, recentemente, os avanços obtidos nos últimos 10 anos de existência do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, mantendo os olhos no futuro, diante de tudo o que precisamos avançar. Quando uma empresa nova chega, sabemos do poder de influência que trará para o seu setor e para a sua cadeia de valor. Dizer publicamente um SIM à diversidade é apenas o começo de uma jornada permanente, onde esta rede certamente será plataforma de construção coletiva consistente, alinhada à agenda ESG e aos princípios de Direitos Humanos”, finaliza Raphael Pagotto, Secretário Adjunto do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.