Imagem – Pixabay
POR – AGÊNCIA CONVERSION, ESPECIAL PARA NEO MONDO
Nova lei climática foi aprovada no país para reduzir o uso de combustíveis fósseis e gás natural
No último mês, uma nova lei foi aprovada na Suíça para reduzir o uso de combustíveis fósseis e, em um prazo estimado até 2050, tentar zerar a emissão de carbono. Eleitores do país europeu foram chamados para votar, e o projeto de lei foi aprovado com cerca de 59% dos votos.
Em 2021, esse projeto de lei já havia sido apresentado, porém foi negado. Agora, aprovado, contou com algumas mudanças, mais favoráveis ainda para aqueles que defendem a causa ambiental. Entre essas mudanças, foram eliminados alguns impostos que fizeram com que a proposta de dois anos atrás fosse rejeitada pela maioria.
Com o aumento do derretimento das geleiras, o projeto surgiu visando neutralizar a emissão em massa de combustíveis fósseis. A aprovação irá forçar o país a diminuir de forma drástica o consumo de combustíveis que emitem carbono, em sua maioria derivados de gases importados e petróleo.
Nesta proposta, como incentivo à adesão dos eleitores, está previsto que cerca de 3,2 bilhões de euros serão destinados, nos próximos dez anos, para que as empresas comecem a substituir o uso de combustível fóssil por fontes renováveis e mais limpas de energia, além de investir em tecnologias mais sustentáveis. Isso também serviu como uma forma de mostrar que a intenção não é afetar de forma econômica indústrias que utilizam fontes não renováveis e que causam uma alta emissão de carbono.
A preocupação surgiu quando foi constatado que a Suíça utiliza, na maioria das indústrias do país, fontes de energia que não são renováveis. Porém existem aqueles que são contrários a esta questão relacionada à busca da neutralidade nas emissões de carbono. Entre os principais argumentos, é citado que isso elevaria o preço da eletricidade e sobrecarregaria indústrias menores, como algumas familiares localizadas na zona rural.
Presença nas redes sociais
O assunto “mudanças climáticas” tem ganhado cada vez mais espaço nas redes sociais, muito por conta da iminência e do crescimento do problema. Empresas especializadas em energia limpa, como a Origo Energia, estão ganhando cada vez mais espaço em anúncios nas redes sociais e em sites de pesquisa como o Google.
Esse projeto de lei suíço busca apontar como economizar energia é algo importante e que deve ser posto em evidência sempre. Embora a lei seja aplicada na Suíça, o uso excessivo de fontes não renováveis é um problema que afeta o Brasil em larga escala também. É importante ressaltar que o impacto não é apenas ambiental, mas também econômico.
Mas como economizar energia? Existem algumas pequenas atitudes que podem ser bem úteis pensando nesse problema. Entre elas, um serviço de energia solar pode ser uma opção. Além de se tratar de uma fonte inesgotável, também tem um bom custo-benefício se pensarmos em longo prazo. Dentro de casa, trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED e desligar produtos eletrônicos das tomadas também é uma boa saída.