Foto -Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Presente em 12 estados, com 19 franqueados e 55 mil clientes, a Goplan – franqueadora com foco em agronegócio – anuncia mais um parceiro, a Agro Kafa, com sede em Patrocínio (MG). A empresa marca forte presença e atuação no mercado mineiro, principalmente na região do Alto Paranaíba e triângulo mineiro.
Fundada há seis anos por produtores rurais com larga experiência no setor agrícola, a Agro Kafa fechou 2022 com R$15 milhões de faturamento, 70% vindos da cafeicultura e o restante divididos em outras atividades, entre elas pecuária leiteira, hortifruti, milho e soja. Com uma área de atuação que engloba um raio de 200 quilômetros em torno de Patrocínio, um dos principais municípios produtores de café do Brasil, a Agro Kafa hoje atende uma região que abrange 400 mil hectares, e que representa 21% do PIB Agrícola de Minas Gerais (que é de 5,9 bilhões).
Para Kássio Fonseca, sócio-fundador da nova franqueada, a Agro Kafa viu na parceria com a Goplan uma forma de aumentar sua competividade no mercado, oferecer mais opções de produtos e serviços aos clientes, mantendo o seu slogan: aqui você fala com o dono. “A parceria com a Goplan vai melhorar a nossa competitividade comercial para podermos proporcionar melhores condições para os clientes, além de toda uma estrutura de serviços que vão impulsionar o nosso crescimento e o deles. Conhecemos a franqueadora no Congresso da Andav do ano passado e, desde então, começamos a conversar e estreitar relacionamento. Este ano, no mesmo congresso, em São Paulo, estamos assinando o contrato; o formato de negócio e a governança criados pela Goplan vêm ao encontro do que buscávamos”, explica.
A chegada da Agro Kafa reforça a concretização de um modelo de negócio disruptivo no setor, de acordo Carlos Renato Brega, CEO da Goplan. Nossos valores são percebidos como diferenciais competitivos e um caminho para melhorar ainda mais o negócio do parceiro e a sua relação com o agricultor, já que ele passa a acessar um leque de produtos e suporte em serviços que o ajudam a impulsionar o seu negócio, sem perder a sua identidade e seu atendimento personalizado aos clientes”, celebra Brega. Em um ano de ajustes no agronegócio, a chegada de um novo franqueado mostra, segundo o CEO, que a Goplan deve crescer em 2023 mais que o mercado.
A parceria em números
Com a união, a Goplan passa a ter uma rede com 20 franqueados, mais de 1 mil colaboradores e 55 mil clientes, abrangendo todas as regiões produtoras importantes do Brasil, estando presente com 94 lojas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste e em 21 milhões de hectares plantados.
Em 2022, a Goplan faturou R$ 145 milhões, enquanto seus franqueados fecharam o ano com um faturamento superando R$ 3 bilhões. A empresa nasceu em 2020 com foco no fornecimento de soluções inteligentes, tanto em insumos como em serviços, ao seu franqueado e ao produtor rural, integrando conhecimento e tecnologia para uma produção e gestão agropecuária sustentável. O modelo de negócio conta com a oferta de produtos de nutrição, biológicos, entre outros, e de um centro de serviços compartilhados visando à redução do custo e/ou ganho de competitividade que contempla assessoria administrativa e financeira, ferramentas digitais e treinamentos. Tudo baseado em boas práticas comerciais, ética, respeito aos colaboradores e ao meio ambiente.