Foto – iStock
POR – AGÊNCIA CONVERSION, ESPECIAL PARA NEO MONDO
Novo fluido pode ser aplicado em carros e aviões, e ajuda a diminuir o uso de energia elétrica
Com o aumento cada vez mais acelerado da temperatura do planeta, cientistas de todo o mundo buscam formas de reverter esse cenário. E estudiosos da Universidade Purdue, em Indiana, nos Estados Unidos, encontraram uma forma muito criativa de ajudar a combater o aquecimento global.
Os pesquisadores, que já haviam criado a chamada “tinta mais branca do mundo”, agora formularam uma nova versão que é mais leve e pode ser utilizada para pintar aviões, carros e até aeronaves espaciais.
A versão original desse fluido, divulgada ainda em 2021, era capaz de refletir até 98,1% da luz solar, diminuindo em 4,5°C a temperatura de superfícies externas. Para isso, ela era produzida com nanopartículas de uma substância chamada sulfato de bário. O problema é que essa formulação a deixava extremamente pesada.
A equipe do engenheiro mecânico Xiulin Ruan, professor da Purdue, passou a buscar outros materiais que tornassem o fluido mais leve para poder ser aplicado em outras superfícies. Eles chegaram então a uma formulação nanoporosa que incorpora como pigmento o nitreto de boro hexagonal, uma substância utilizada em lubrificantes.
Dessa forma, ela segue diminuindo a temperatura, mantendo praticamente o mesmo nível de capacidade de reflexão da luz solar (97,7%), mas com uma camada de tinta bem mais fina. O novo estudo foi publicado no periódico científico Cell Reports Physical Science.
Como a tinta mais branca do mundo pode combater o aquecimento global
A grande sacada deste líquido é o fato de que ele ajuda a resfriar o ambiente de forma natural, sem o uso de nenhuma fonte de eletricidade. Dessa forma, não é necessário ter um ar-condicionado ou ventilador.
“Agora essa tinta tem o potencial de resfriar os exteriores de aviões, carros ou trens. Um avião pousado na pista em um dia quente de verão não terá que operar seu ar-condicionado para resfriar o interior, economizando grandes quantidades de energia. A nave espacial também tem que ser o mais leve possível, e essa tinta pode fazer parte disso”, disse George Chiu, professor de engenharia mecânica da Purdue e especialista em impressão a jato de tinta, em comunicado à imprensa.
A redução no uso de energia elétrica ajuda a enfrentar o aumento da temperatura global, porque faz desnecessária a queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural.
“Isso não apenas economiza dinheiro, mas reduz o uso de energia, o que, por sua vez, reduz as emissões de gases de efeito estufa. E, ao contrário de outros métodos de resfriamento, essa tinta irradia todo o calor para o espaço profundo, o que também esfria diretamente o nosso planeta. É incrível que uma tinta possa fazer tudo isso”, diz Ruan.
Onde comprar a tinta mais branca do mundo
Infelizmente, a tinta ainda não está disponível para venda, já que ainda está em processo de patenteação. Porém, não é necessário esperar carros com a tinta ultrabranca chegarem ao mercado para ajudar o meio ambiente. Aliás, não é preciso nem comprar um veículo 0 km para isso.
Um carro seminovo tem como vantagens o custo mais baixo com documentação, manutenção e seguro, além de dar a possibilidade de melhores negociações e parcelas mais em conta nos financiamentos aos clientes.
Porém, ao procurar os melhores carros usados para comprar, também deve-se levar em consideração o quão poluentes eles são. Dessa forma, você gasta menos e ainda contribui com um futuro melhor para o planeta.