Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Três novas APIs do Google Maps Platform para ajudar a mapear informações sobre energia solar, níveis de pólen e qualidade do ar
São soluções que usam inteligência artificial, aprendizado de máquina, imagens aéreas e dados ambientais para fornecer informações atualizadas que podem ajudar empresas, municípios e organizações a desenvolver produtos de sustentabilidade e ajudar as pessoas a se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas.
“O Google tem o compromisso de criar ferramentas que organizem informações sobre o meio ambiente e a oferecer dados úteis para empresas, municípios e parceiros. Com isso, podemos todos agir de forma coletiva”, diz Yael Maguire em texto publicado no blog da empresa.
Confira todos os detalhes do anúncio publicado no Blog do Google Brasil.
Áreas das novas APIs
- Energia solar: A nova API pode ajudar na visualização do potencial da energia solar por meio do uso de informações de mais de 320 milhões de edifícios em 40 países, incluindo os Estados Unidos, a França e o Japão; Para ter acesso a essas informações, treinamos um modelo de IA para extrair dados 3D sobre a geometria de telhados e coberturas, obtidos diretamente de imagens aéreas, além de detalhes sobre a presença de árvores e sombra, por exemplo.
- Qualidade do ar: no ano passado, o Google lançou um recurso para visualizar a qualidade do ar e, assim, contribuir com a missão global de entender e propor soluções às mudanças climáticas. A empresa disponibiliza agora uma API que permite conferir dados sobre o ar em diferentes regiões, assim como mapas de calor e de poluição para mais de cem países em todo o mundo. O processo oferece a empresas de saúde, automóveis, transporte e outros a capacidade de gerenciar informações sobre a qualidade do ar em qualquer lugar.
- Previsão de alergênicos: A nova API mostra informações atualizadas sobre o pólen dos alergênicos mais comuns de 65 países. A tecnologia mostra a contagem local do pólen, mapas de calor e informações a respeito dos alergênicos das plantas, bem como dicas práticas para as pessoas reduzirem a exposição a esses elementos.