Cortes a partir de 2,5 cm de cabelo contribuem com projeto que confecciona mantas para a despoluição do oceano – Foto: Fundação Grupo Boticário
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Espaço montado pela Fundação Grupo Boticário em parceria com o Fiotrar – Projeto Águas Limpas também arrecadará cabelo para confecção de perucas para pacientes em tratamento oncológico
A SP Ocean Week 2023 (A Semana do Mar de São Paulo) ocupará o Memorial da América Latina de 30 de agosto a 3 de setembro com palestras, exposições e apresentações culturais para reforçar a conexão da sociedade com o oceano. Uma das atrações do evento será o “Espaço de beleza Conexão Oceano”, que vai oferecer cortes gratuitos para arrecadar doações de cabelo para a confecção de mantas para a despoluição marinha e perucas para pacientes oncológicos. O salão de beleza solidário é uma parceria entre a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o Fiotrar – Projeto Águas Limpas.
Além de cortar e doar o cabelo, os visitantes da SP Ocean Week poderão conhecer o protótipo da máquina que confecciona mantas que retiram o óleo do oceano em casos de acidentes ambientais. O objetivo é utilizar o grande potencial do cabelo humano para absorver óleo, criando uma alternativa sustentável e biodegradável para a limpeza de derramamento de óleo no mar. A iniciativa é da ONG Cabelegria, que desde 2013 arrecada cabelo, confecciona e distribui perucas para pacientes oncológicos.
Apenas 2,5 cm de cabelo já fazem diferença!
O atendimento ao público da Ocean Week ocorrerá por ordem de chegada, com distribuição de senhas. É necessário que o corte seja de pelo menos 2,5 centímetros para ser aproveitado nas mantas ou de pelo menos 15 centímetros para as perucas. Os interessados em participar da ação devem estar com o cabelo limpo e seco. O estande também receberá doações de cabelo já cortado (amarrado com elástico, limpo e seco) com pelo menos 3 centímetros de comprimento.
O “Salão de beleza Conexão Oceano” será instalado no Cais do Porto da SP Ocean Week, no foyer do Auditório Simon Bolivar do Memorial da América Latina, local onde estarão os estandes das ONGs de conservação marinha e institutos de pesquisa oceanográfica.
“Durante a confecção das perucas para os pacientes, muitos fios acabavam sendo inutilizados e o desperdício deles provocou uma nova frente de atuação. Diante da eficiência do cabelo para a remoção de óleo da água, desenvolvemos esta solução para ajudar a preservar o meio ambiente”, explica a fundadora e presidente da Cabelegria, Mariana Robrahn. A ONG também trabalha na criação de um filtro para a remoção de metais pesados de efluentes a partir do cabelo.
O Fiotrar é uma das soluções selecionadas pela Fundação Grupo Boticário para receber apoio financeiro pelo Camp Oceano da Teia de Soluções, um processo que estimula a cocriação de projetos inovadores a partir de capacitações, mentorias e suporte técnico para solucionar problemas ambientais contemporâneos.
“O oceano é essencial para todas as formas de vida no planeta, inclusive a nossa. Somente com o engajamento de todos os setores da sociedade poderemos superar o quadro de degradação atual dos nossos mares. A doação de cabelo para um projeto inovador que contribui com a despoluição do oceano é um exemplo de como nossas atitudes, mesmo individuais, podem fazer a diferença”, afirma Omar Rodrigues, gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relacionamento Institucional da Fundação Grupo Boticário.
Fortalecendo a Cultura Oceânica
Concebida como festival anual para celebrar a cultura e a sustentabilidade do oceano, a SP Ocean Week (antiga Marina Week) tem como propósito divulgar e discutir as questões que comprometem o futuro do oceano, inspirar o público por meio da arte e da cultura ligada ao mar e engajar a população na defesa ativa de um oceano limpo, seguro, produtivo e sustentável. O evento reúne especialistas, ONGs e Institutos de proteção da vida marinha do Brasil, com palestras, painéis, mostras de filmes, exposição de barcos, entre outras atrações. Saiba mais clicando AQUI.