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POR – OSCAR LOPES LUIZ, PUBLISHER DE NEO MONDO
O programa tem como objetivo auxiliar as empresas que se interessam em ampliar o impacto de suas ações de DEI
A inclusão é um conceito poderoso que transcende os limites do simples respeito às diferenças e se torna uma pedra fundamental para o sucesso das empresas e o bem-estar de seus colaboradores. A inclusão vai além da mera diversidade superficial; trata-se de criar um ambiente onde todos se sintam valorizados, respeitados e capazes de contribuir plenamente para os objetivos da organização.
Pensando nisso, a Rede Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, também conhecida como Rede JP, acaba de lançar o programa #DiversificaEmRede que tem como objetivo principal produzir conteúdo multimídia com foco na educação, conscientização e sensibilização para empresas que almejam uma evolução nas pautas DEI.
O programa conta com uma série de cursos personalizados ministrados por especialistas discorrendo desde os princípios fundamentais até as estratégias avançadas de gestão inclusiva. Haverá também a participação de palestrantes convidados que compartilharão insights e estudos de caso, destacando os benefícios da diversidade e inclusão.
Através da produção de conteúdo multimídia, como textos, vídeos e podcasts educativos, fará com que o entendimento de questões cruciais relacionadas ao tema sejam simplificados, enquanto materiais gráficos, como infográficos e pôsteres, reforçarão a importância da inclusão para os colaboradores.
Marcelle Chagas, coordenadora geral da Rede JP, ressalta: “É uma forma que encontramos de atuar desenvolvendo ações de impacto social e ajudar empresas que se interessam em ampliar o impacto de suas ações. Trabalhamos a comunicação como um fio condutor dos principais desafios da atualidade, exercendo um papel primário e podendo ajudar a elucidar ou intensificar tais desafios.”
Para Sandra Roza, coordenadora de Diversidade, Inclusão e Equidade da Rede JP, as instituições parceiras no programa terão a oportunidade de gerar empregabilidade para pessoas de grupos minorizados e preparar suas lideranças para a elaboração e avanço da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança).
Colaboradores que se sentem incluídos tendem a ser mais engajados e produtivos. Quando as pessoas se sentem parte integrante de uma equipe e acreditam que suas contribuições são valorizadas, estão mais dispostas a dedicar tempo e esforço ao trabalho. Isso não apenas aumenta a eficiência, mas também pode melhorar a qualidade das entregas.
Empresas que valorizam a inclusão são mais atraentes para talentos diversos. Os colaboradores em potencial buscam organizações onde se sintam bem-vindos e onde suas identidades e experiências sejam respeitadas. Além disso, a retenção de talentos também é beneficiada, uma vez que os colaboradores estão mais propensos a permanecer em empresas onde se sintam valorizados.
Organizações socialmente responsáveis estão se tornando a norma. A inclusão não é apenas uma questão de negócio, mas também uma questão ética. As empresas têm a responsabilidade de criar ambientes justos e equitativos para os seus colaboradores, demonstrando o seu compromisso com a sociedade em geral, investir na promoção da inclusão é uma estratégia inteligente que beneficia não apenas os colaboradores, mas também a própria organização e a sociedade como um todo.