Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Evento contará com a participação de lideranças femininas do Instituto Marielle Franco, Criola, instituto Dara, Fundo Elas, Sistema B, Rede Asta e outras organizações
Mulheres que atuam em organizações do setor cidadão estarão reunidas para debater gênero e combate à pobreza no dia 17 de outubro, data que marca o Dia Internacional para Erradicação da Pobreza. O evento, que é uma iniciativa do HubEP, plataforma multissetorial e 100% colaborativa para a erradicação da pobreza, será realizado no Espaço do Conhecimento Dara, em Botafogo, na capital fluminense, com transmissão online aberta ao público. Para participar, os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, acessando a plataforma HubEP ou o site do Dara.
Dados de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, das mais de 48 milhões de mulheres negras em idade para trabalhar, apenas cerca de 51% estavam inseridas no mercado de trabalho. O estudo aponta, ainda, que as mulheres pretas e pardas ganham, em média, menos da metade que os homens brancos, e o equivalente a 60% do rendimento médio das outras mulheres.
O primeiro painel, Gênero, Raça e Pobreza, reunirá Lygia Batista, diretora executiva do Instituto Marielle Franco; Vitória Regia da Silva, vice-presidente do Gênero e Número; e Mônica Sacramento, coordenadora na ONG Criola. A mediação ficará por conta de Rita Brandão, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).
Já o segundo painel, Organizações de mulheres e mudança social, contará com a participação da Dra. Vera Cordeiro, fundadora e presidente do Conselho de Administração do Instituto Dara; Amália Fischer, diretora geral do Elas+ Doar para Transformar; Lygia Anthero, coordenadora do Sistema B; e Alice Freitas, fundadora da Rede Asta. Maysa Gil, coordenadora no Instituto JCA (Jelson da Costa Antunes), atuará como mediadora.
“Uma vez que as mulheres negras são as mais afetadas pela pobreza e questões que as cercam, só conseguiremos avançar no seu enfrentamento se aprofundarmos o debate sobre raça e gênero. Compreender essas intersecções nos ajuda a compreender a pobreza na sua complexidade e a buscar e promover ações e experiências de quem está lidando com elas na ponta, um dos objetivos do HubEP”, explica Flávia de Azevedo, líder da área de Conhecimento do Instituto Dara.
Sobre o HubEP
O Hub para Erradicação da Pobreza – HubEP é resultado de um movimento pioneiro composto por: Ação da Cidadania, CIEDS, Gastromotiva, Instituto Dara, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Rede Asta, Sistema B e UNIperiferias, organizações sociais que decidiram unir esforços com ações e propostas conjuntas para enfrentar a pobreza, sendo um espaço de disseminação e produção de conhecimento.
Ao longo de suas trajetórias, essas instituições já impactaram mais de 42 milhões de pessoas com suas ações. Somente no Brasil, mais de 60 milhões de pessoas vivem atualmente abaixo da linha da pobreza, segundo dados do IBGE.
O HubEP é gerido pelo Instituto Dara, organização fundada há 32 anos que atua na promoção da saúde e do desenvolvimento humano por meio da implementação e da disseminação de uma abordagem integrada de combate à pobreza, o Plano de Ação Familiar (PAF), que oferece assistência multidimensional em cinco áreas – Saúde, Educação, Moradia, Geração de Renda e Cidadania – a famílias em situação de vulnerabilidade.
Serviço
Evento: DIA INTERNACIONAL DA ERRADICAÇÃO DA POBREZA: MULHERES E MUDANÇA SOCIAL
Data: 17 de outubro de 2023
Horário: das 14h às 18h
Local: Espaço do Conhecimento – Rua das Palmeiras, 65. Botafogo. Rio de Janeiro/RJ
Inscrições (online e gratuitas): o evento terá transmissão online e gratuita. Para se inscrever, basta acessar o link https://tinyurl.com/inscricao-online-hubep
Informações: (21) 2286-9988 ou envie e-mail para [email protected]
Racismo não é uma questão de ponto de vista nem mimimi, é crime!
LIGUE 100 E DENUNCIE