Felipe Guimarães, vencedor do Prêmio Espírito Público 2022 na categoria Meio Ambiente – Foto: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O Prêmio Espírito Público 2023 – maior premiação oferecida para servidores públicos do país – está com as inscrições abertas. Servidores públicos (União, estados ou municípios) poderão inscrever seus projetos em sete categorias: Meio Ambiente e Emergência Climática; Desenvolvimento Social; Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes; Educação; Saúde; Gestão de Pessoas; e Gestão e Planejamento. Para participar, é preciso acessar o link até o dia 15 de janeiro de 2024, quando as inscrições serão encerradas.
No ano passado, o biólogo Felipe Guimarães foi o vencedor do prêmio na categoria Meio Ambiente. Servidor público do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Guimarães criou um método que revolucionou a fiscalização de madeira ilegal na Amazônia.
Podem se inscrever no prêmio pessoas de nacionalidade brasileira ou estrangeira, que atuem como profissionais públicas ou empregadas públicas celetistas, por no mínimo cinco anos. Os projetos podem ser de autoria individual ou de um grupo (no máximo cinco servidores públicos por iniciativa).
O projeto vencedor em cada uma das sete categorias receberá o valor de R$10 mil durante uma cerimônia de premiação, prevista para julho de 2024. Os servidores públicos premiados também serão convidados para ingressar na Rede Espírito Público, um espaço para articulação de parcerias e desenvolvimento de novos conhecimentos.
Em sua 6ª edição, o Prêmio Espírito Público tem o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais públicos cujos projetos estão transformando positivamente o país.
“Queremos incentivar as pessoas que trabalham na administração pública a mostrarem seus projetos mais inspiradores, que realmente mudam a vida dos brasileiros”, afirma Helena Wajnman, diretora-executiva do instituto República, instituto criado para contribuir na gestão de pessoas dentro da administração pública brasileira.
O Prêmio Espírito Público é uma realização da parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto humanize e instituto República. Neste ano também contará com o co-patrocínio do Instituto Cactus.
A avaliação dos projetos será realizada a partir de cinco critérios: impacto social, contribuição técnica, potencial de efetividade e colaboração, projeto e integridade e diversidade e inclusão.
As iniciativas serão avaliadas por um comitê especializado, e os vencedores serão aqueles que obtiverem maior média na avaliação. A exceção é a categoria Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes, em que haverá no primeiro momento uma pré-seleção dos finalistas feita por um júri especializado; só depois, a votação popular online apontará o projeto vencedor.
Desde 2018, foram premiados mais de 80 profissionais de todas as unidades da federação e do Distrito Federal. Além disso, mais de 5.000 inscrições foram recebidas de diferentes setores da administração pública.
“Queremos mostrar, a partir de histórias reais, que os profissionais públicos de excelência no Brasil são parte fundamental da construção de um país com menos desigualdade e mais equidade. Essas histórias podem inspirar outros servidores, sendo replicadas pelo país”, conclui Helena Wajnman.