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ARTIGO
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Por – Amanda Stelitano, pesquisadora do Instituto Propague, especial para Neo Mondo
No cenário empresarial, a adoção de práticas ESG (Governança ambiental, social e corporativa) tornou-se uma estratégia essencial para a sobrevivência a longo prazo dos negócios, representando uma significativa vantagem competitiva no mercado. Segundo a MSCI ESG Research, uma empresa especializada em soluções e pesquisas de investimentos em ESG, o desempenho das empresas que adotam práticas sustentáveis é superior ao do restante do mercado global. Portanto, para garantir uma transição e adaptação eficientes, o engajamento efetivo dos stakeholders emerge como um catalisador indispensável para o sucesso na implementação dessas estratégias.
Os stakeholders desempenham um papel crucial como partes colaboradoras da empresa, podendo ser considerados como o termômetro que mede a satisfação e eficácia das implementações de um negócio. Eles são os primeiros a sentir o impacto da inclusão de práticas ESG no cotidiano da interação com a empresa, seja nas políticas voltadas aos funcionários, nos produtos e serviços oferecidos aos clientes, ou nos resultados apresentados aos investidores. Quando a empresa comunica de maneira transparente e direta suas novas diretrizes e objetivos, incluindo ativamente os stakeholders no processo de adaptação, a probabilidade de alcançar sucesso e crescimento é significativamente ampliada.
A participação dos stakeholders na implementação da agenda ESG: reputação e credibilidade
Estabelecer um relacionamento de confiança e transparência com as partes envolvidas na estrutura de operação do seu negócio é um fator de extrema importância para garantir resultados positivos e promover o crescimento. Portanto, a iniciativa de incorporar práticas ESG nas políticas da empresa, juntamente com as projeções esperadas dessas mudanças, representa informações cruciais a serem compartilhadas com os diversos grupos de stakeholders. Ao demonstrar a preocupação em envolver as partes interessadas nas transformações da empresa, fortalecemos não apenas os laços entre a empresa e seus colaboradores, mas também construímos uma reputação e um diferencial significativos no mercado.
Isso ocorre porque o novo comportamento dos consumidores tem sido influenciado pelo comprometimento com as causas ESG, levando-os a preferir empresas e negócios que possuam uma sólida reputação sustentável. Além disso, do ponto de vista dos investidores, de acordo com a Pesquisa Global de Relatórios Corporativos e Investidores Institucionais da EY, 99% dos entrevistados utilizam métricas e divulgações ESG como parte fundamental de sua tomada de decisões de investimento. Em outras palavras, quanto mais uma empresa estiver alinhada e transparente em relação às práticas de sustentabilidade corporativa, maiores serão suas chances de sucesso.
A conexão estabelecida entre a empresa e seus colaboradores não apenas contribui para a credibilidade da organização e cria uma imagem positiva no mercado, mas também pode oferecer insights valiosos para a gestão do negócio e o processo decisório. Isso é evidente no gerenciamento de riscos e na avaliação do impacto interno, onde essa identificação pode desempenhar um papel significativo.
Resiliência e gestão de riscos por meio dos stakeholders
Ao envolver uma variedade de stakeholders no processo decisório e na adaptação em conformidade com os princípios ESG, torna-se possível obter uma resposta mais direta e realista sobre o impacto das novas diretrizes e projeções da empresa nas diversas partes que compõem o negócio. Com um relacionamento sólido construído através da reputação e da transparência, a identificação de riscos torna-se mais eficiente, permitindo a compreensão das expectativas das diferentes partes interessadas e avaliando como essas expectativas podem influenciar a implementação das estratégias ESG a longo prazo.
Dessa forma, tais insights possibilitam um gerenciamento de risco mais eficiente e fortalecem a resiliência da empresa diante de adversidades e possíveis crises. Por outro lado, as informações valiosas obtidas pelo engajamento dos stakeholders nas práticas ESG de uma empresa também capacitam as lideranças a realizar uma avaliação de impacto mais assertiva. Isso permite que a empresa identifique práticas que realmente geram um impacto ambiental, social e de governança positivo, eliminando ações com resultados superficiais que poderiam dar origem a casos de greenwashing (em outras palavras, significa passar uma imagem falsa de sustentabilidade por parte de uma companhia), por exemplo.
O engajamento dos stakeholders no contexto ESG representa uma abordagem proativa para antecipar, mitigar e responder a desafios potenciais relacionados à adaptação às demandas do mercado e às exigências regulatórias do setor. Essa estratégia possibilita o fortalecimento dos laços internos e externos do negócio com seus colaboradores envolvidos, criando, assim, uma vantagem competitiva para a empresa por meio de avaliações positivas, recomendações e impacto positivo.