Imagem: Divulgação
POR – Bruna Dutra, SI COMUNICAÇÃO, ESPECIAL PARA NEO MONDO
Programa é apresentado pela jornalista especializada em relações étnico-raciais, Silvana Inácio, e traz entrevistas com personalidades negras para amplificar suas próprias narrativas
A 2ª temporada do podcast Santa Melanina estreia com a participação da jornalista Letícia Vidica e uma nova parceria com o portal Neo Mondo. Produzido e apresentado por Silvana Inácio, o programa surgiu para dar voz e amplificar a história e a opinião de personalidades negras acerca de temas diversos e relacionados à comunidade negra. Os episódios estão disponíveis nos serviços de streaming de áudio.
A oralidade é uma marca registrada ancestral para as pessoas negras. Há séculos, os griôs – contadores de história, guardiões da palavra – reuniam pessoas, em diversos países do continente africano, para transmitir cultura, contar histórias ou até mesmo ensinar músicas. Por isso, nada mais natural do que um podcast com personalidades negras, contando suas vivências e trocando experiências.
O Santa Melanina já coleciona entrevistas com grandes referências, como a ex-governadora, ministra e atual deputada federal, Benedita da Silva; a cantora e compositora Teresa Cristina; o presidente nacional da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé; o humorista e ator, Hélio de lã Pena; a cantora, Margareth Menezes, Rodrigo França, Leci Brandão entre outros nomes.
“A cada entrevista que faço me sinto mais potente e acredito que os ouvintes do programa, também. Escutar Benedita da Silva contar da sua infância, de todas as dificuldades que enfrentou, foi emocionante. Durante a entrevista que fiz com Teresa Cristina ela cantou e falou da importância de Candeia para a música popular brasileira e para a sua vida. O Santa Melanina Podcast é um lugar de troca, inspiração e muito aprendizado e aberto a todos”, arremata Silvana.
“Para nós é uma honra termos O Santa Melanina em nosso portal, em um mundo onde a tecnologia redefine a maneira como nos conectamos, o podcast surge como um guardião da tradição oral nas comunidades negras. Mais do que uma plataforma de entretenimento, é uma ferramenta de resistência, celebração e empoderamento. Ao abraçarmos a oralidade no espaço digital, fortalecemos os laços que conectam o passado, o presente e o futuro das comunidades negras, garantindo que suas vozes continuem a ressoar e inspirar gerações vindouras, acrescenta Oscar Lopes, publisher de Neo Mondo.
O Santa Melanina está disponível nas principais plataformas de streaming.