Imagem: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O Instituto Selo Social promove, no dia 26 de novembro, o 4º Fórum Nacional de Boas Práticas ODS. O evento, on-line, trará cases de destaque de órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil que estão contribuindo para o avanço da Agenda 2030 no país e são modelos para outras cidades, além de palestrantes nacionais. O Fórum será transmitido no Youtube do Selo Social, das 9h às 11h, e tem o Portal Neo Mondo como mídia parceira. As inscrições para garantir o certificado de participação devem ser realizadas na Plataforma Sympla.
Leia também: Pacto global da ONU-Rede Brasil lança projeto de redesign e inovação contra lixo no mar
O Fórum tem patrocínio nacional da Rede Salesiana Brasil e da Editora Edebê, além de patrocínio da Alcon, Águas de Camboriú, Eurotec Nutrition e Portonave.
Um dos destaques dessa edição é a participação da Prefeitura do Recife, apresentando detalhes dos Centros Comunitários da Paz (COMPAZ), que venceu o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, o mais alto reconhecimento de política pública da ONU. Os equipamentos oferecem práticas esportivas, culturais e educacionais em primorosas obras arquitetônicas. Quem irá participar é o Secretário Executivo de Segurança Cidadã do Recife, Paulo Moraes.
O evento também trará a palestra nacional com a mestre em ensino de História Afro-brasileira e especialista em diversidade, inclusão e sustentabilidade, Caroline Sodré. Ela é sócia-fundadora da Afroconsult, consultoria especializada em educação, gestão de crise e geração de impacto sócio ambiental. Liderou a área de diversidade, inclusão e sustentabilidade na FARM Rio, sendo responsável pela criação e internacionalização da área. Também já roteirizou e apresentou o programa Preto à Porter no UOL e a live do MOVER (movimento pela equidade racial), além de ser ganhadora do prêmio “lideranças inspiradoras” em 2021 pela Crescimentum e indicada ao prêmio Woman of the Year da revista GQ em 2020.
A segunda representante do setor público confirmada é a Secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Virgínia de Ângelis. Ela é Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 2006, com atuação centrada na fiscalização do planejamento e orçamento governamental, da gestão fiscal e avaliação de governança e políticas públicas..
Caçadores de Bons Exemplos
Pelo terceiro ano, o Fórum terá a presença dos Caçadores de Bons Exemplos, que são embaixadores do Instituto Selo Social. O casal Iara e Eduardo Xavier está há 13 anos na estrada em busca de pessoas que mudam o mundo. Neste período já catalogaram mais de 6680 projetos sociais, percorreram mais de 1 milhão de quilômetros, visitaram 24 países e publicaram 10 livros, acumulando mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais e ganhando repercussão nacional em programas como o Fantástico, da TV Globo.
Painel de Boas Práticas
O Fórum terá ainda painéis que irão reunir cases de boas práticas de organizações que são certificadas pelo Selo Social em diversas cidades brasileiras.
O Selo Social
O Selo Social atua há uma década com programa de desenvolvimento local, que mobiliza e integra empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil; treina e qualifica lideranças para o desenvolvimento de projetos alinhados aos ODS; reconhece e valoriza os resultados obtidos por meio de impactos sociais realizados; e promove e divulga organizações que demonstram compromisso social local. Na sua trajetória já reconheceu mais de 16.000 impactos sociais em cidades de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal, certificando 1783 organizações e 4981 projetos. Desde 2023, o Selo Social integra a Comissão Nacional Para os ODS – CNODS, do Governo Federal.
Serviço:
O quê: 4º Fórum Nacional de Boas Práticas ODS
Quando: 26/11/2024, das 9h às 11h.
Onde: On-line, com transmissão ao vivo no Youtube do Selo Social.
Quanto: Gratuito.
Como participar: Inscrições na plataforma Sympla para receber o certificado de participação.