Portfólio de produtos Dow apresentados no evento – Imagem: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Durante o evento, que aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, as áreas de Soluções para o Consumidor e Embalagens e Plásticos Especiais apresentaram suas inovações para aprimoramento da sustentabilidade em cosméticos
A Dow, líder global em Ciência dos Materiais, participou do Seminário de Tecnologia Verde & Sustentabilidade em Cosméticos, realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 de outubro. O evento abordou temas cruciais, como os desafios do setor, a gestão de cadeias de suprimentos sustentáveis, questões regulatórias, inovações em ingredientes e formulações, embalagens ecológicas, além de tendências e insights sobre cosméticos verdes e sustentabilidade.
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A participação da Dow foi marcada pela colaboração entre as áreas de Soluções para o Consumidor (Dow Consumer Solutions) e Embalagens e Plásticos Especiais (Packaging & Special Plastics), com o objetivo de promover inovação e sustentabilidade, demonstrando o esforço e comprometimento de toda a companhia com seus clientes e com o planeta.
Durante o seminário, as especialistas da Dow Natália Polidoro, do Suporte Técnico e Desenvolvimento, e Renata de Oliveira Pimentel, especialista técnica em Embalagens e Plásticos de Especialidades, conduziram a palestra “A ciência da sustentabilidade como base para o desenvolvimento de soluções inovadoras”. Elas discutiram como a Dow mantém a qualidade de seus produtos enquanto trabalha para reduzir a pegada de carbono e fomentar uma economia circular. O conceito apresentado relaciona os dois negócios com a Ciência da Sustentabilidade. Por meio de inovação em produção e entrega de soluções, a empresa ajuda os clientes a alcançarem suas metas de sustentabilidade. Seu portfólio inclui produtos mais sustentáveis, com alegações fundamentadas em conhecimento técnico, evidências e padrões internacionais, assegurando benefícios reais para os clientes. A companhia se destaca ao oferecer soluções completas para o mercado de cuidados pessoais, abrangendo desde a formulação até a embalagem de produtos cosméticos.
Natália comentou: “Foi uma excelente oportunidade para estabelecer novos contatos e aprimorar nossa imagem em sustentabilidade no setor de Cuidados Pessoais, alinhando-se aos objetivos e esforços promocionais da Dow. Apresentamos o portfólio de ingredientes sustentáveis, como elastômeros de silicone neutros em carbono, o MaizeCare Clarity Polymer, e a sílica EcoSmooth Rice Husk. Esses produtos são feitos com matérias-primas bioderivadas, além de alto desempenho e responsabilidade ambiental”.
A empresa também destacou sua produção integrada de silicones, que reduz a pegada de carbono em 57% em relação à média do mercado, promovendo práticas sustentáveis em todo o processo.
Renata acrescentou: “No que diz respeito aos cuidados pessoais, a circularidade é impulsionada por diversos fatores, como o uso de materiais biodegradáveis e renováveis, que não impactam a cadeia alimentar e respeitam a biodiversidade, além dos avanços na sustentabilidade de silicones. Tivemos a chance de apresentar o portfólio SURLYN™, que promove a sustentabilidade nas embalagens de cosméticos”.
A família de produtos SURLYN™ é amplamente utilizada em tampas de embalagens cosméticas, oferecendo flexibilidade de design e alinhamento com metas de sustentabilidade. Esse copolímero de etileno e ácido metacrílico é transparente como vidro, altamente resistente a solventes e arranhões e fácil de moldar. Ele proporciona alta transparência, brilho e efeitos de congelamento sem etapas adicionais de produção, combinando estética e durabilidade em uma única solução.
Organizado pela Innovation Business Media e promovido pelo Portal Cosmetic Innovation, o seminário reuniu profissionais e especialistas da indústria cosmética, incluindo fornecedores de matérias-primas e embalagens, fabricantes, marcas, varejistas, entidades e certificadoras, todos discutindo o futuro do setor tanto no Brasil quanto no mundo.
Sobre a Dow
A Dow (NYSE: DOW) é uma das principais empresas mundiais de ciência dos materiais, atendendo a clientes em mercados de alto crescimento, como de embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações de consumo. Nossa atuação global, integração e escala de ativos, bem como nossa inovação focada, liderança em diferentes mercados e compromisso com a sustentabilidade nos permitem alcançar crescimento rentável e contribuir para a construção de um futuro sustentável. Operamos fábricas em 31 países e empregamos aproximadamente 35.900 pessoas. Em 2023, a companhia entregou aproximadamente US$ 45 bilhões em vendas. Menções a “Dow” e/ou a “Companhia” referem-se à Dow Inc. e às suas subsidiárias. Saiba mais sobre nós e nossa ambição de sermos a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo acessando clicando AQUI.