Museu do Amanhã – Imagem: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Evento no dia 10/12 contará com palestras, painéis e masterclass apresentados por personalidades das áreas de educação, ciência, tecnologia e sustentabilidade
O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, sedia nesta terça-feira, dia 10, o Conexão Liga STEAM 2024. A iniciativa gratuita e aberta ao público reúne especialistas em educação, ciência, tecnologia e sustentabilidade para discutir o impacto da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) no desenvolvimento social e sustentável do Brasil. O evento marca o encerramento das atividades do ano de 2024 do projeto, iniciativa da Fundação ArcelorMittal em parceria com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, que busca fortalecer o vínculo entre educação e sustentabilidade.
Leia também: A importância da educação ambiental
A programação no Museu do Amanhã inclui palestras, painéis e masterclasses com nomes como o educador indígena Ubiraci Pataxó, a astrônoma Carolina de Assis, as executivas Helen Pedroso, diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos da L’Oreal Brasil, e Kamila Camilo, diretora do Instituto Oyá; e o especialista em tecnologia e educação Luciano Meira. Os destaques incluem debates sobre justiça climática e inclusão de meninas nas carreiras STEAM.
Com o tema “Pensar agora nos limites do planeta é bom para o mundo”, a edição 2024 do Prêmio Nacional Liga STEAM contou com 2 mil educadores de 414 cidades, vindos de 26 estados e do Distrito Federal. Os vencedores de três categorias – Educação Infantil e Anos Iniciais, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – serão apresentados no evento e receberão R$ 120 mil no total, divididos entre professores, escolas e estudantes. Os alunos foram estimulados a discutir, em sala de aula, soluções para mitigar as mudanças climáticas a partir da realidade de suas comunidades, promovendo, no processo, uma reflexão sobre justiça climática e o desenvolvimento de projetos de ação e mudança.
Sobre a Liga STEAM
Criada em 2022, a Liga STEAM promove a adoção da abordagem STEAM nas escolas brasileiras. Trata-se de uma abordagem educacional bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. Além do Prêmio Nacional Liga STEAM, a estratégia contempla iniciativas como a formação em STEAM para todos os educadores de redes públicas de ensino, em parcerias com as Secretarias Municipais de Ensino, e a criação de uma Comunidade de Educadores Liga STEAM, com o objetivo de torná-los uma referência no assunto e promotores da abordagem em suas regiões de atuação.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.