Foto gerada por IA – Divulgação
POR – OSCAR LOPES, PUBLISHER DE NEO MONDO
O Brasil iniciou 2025 enfrentando um preocupante surto de dengue. Em 2024, o país registrou 6,6 milhões de casos confirmados e 6 mil mortes pela doença, números que superam a soma dos oito anos anteriores.
Leia também: 5 plantas que afastam o mosquito da dengue
Leia também: Dengue: casos aumentam 346% em relação a 2023
O Ministério da Saúde já trabalha com a possibilidade de agravamento desse quadro nos primeiros meses de 2025, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em áreas tropicais e subtropicais. A doença apresenta quatro sorotipos diferentes, e a infecção por um deles não confere imunidade contra os outros. Recentemente, houve um aumento na circulação do sorotipo 3 no país, o que preocupa as autoridades de saúde, já que boa parte da população não possui imunidade contra esse tipo.
Diante desse cenário, iniciativas educativas têm sido fundamentais para conscientizar a população, especialmente as crianças, sobre a importância da prevenção. Uma parceria entre a Fábrica Makers e o portal Neo Mondo resultou na criação do livro “Um Reino Sem Dengue”, escrito por Alda de Miranda. A obra utiliza uma abordagem lúdica para educar as crianças sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. A história transporta os pequenos leitores para um reino fictício invadido pelo mosquito, onde o rei adoece misteriosamente. Com ilustrações coloridas, o livro busca transmitir o aprendizado de forma criativa, incentivando a prevenção da dengue por meio da leitura e da imaginação. “A parceria com o portal Neo Mondo fortalece nosso propósito de educar as novas gerações de forma criativa e responsável, mostrando que juntos podemos transformar a conscientização ambiental em um aprendizado divertido e duradouro,” diz Ricardo Girotto, sócio-diretor da Fábrica Makers, já Oscar Lopes, publisher de Neo Mondo complementou, “unir forças com a Fábrica Makers é uma oportunidade valiosa para levar nossa missão de sustentabilidade e responsabilidade social às escolas, formando cidadãos mais conscientes sobre seu papel na prevenção de problemas ambientais e na construção de um futuro melhor.”
A Fábrica Makers é conhecida por desenvolver projetos que estimulam a inteligência, criatividade e habilidades motoras das crianças, promovendo também a consciência ambiental por meio de práticas de reciclagem.
Já o portal Neo Mondo atua na disseminação de conteúdos relacionados à responsabilidade social e ambiental, buscando engajar a sociedade em ações sustentáveis.
A união dessas instituições no projeto “Um Reino Sem Dengue” reforça a importância de educar as novas gerações sobre medidas preventivas contra a dengue, como eliminar focos de água parada, utilizar repelentes e manter hábitos de higiene que impeçam a proliferação do mosquito transmissor.
Para adquirir seu exemplar, entre em contato com: oscar@neomondo.org.br ou (11)98234-4344.
Projeto com incentivo fiscal LEI ROUANET
OBS: Tiragem acima de 10.000 exemplares.