Home Podcast – O que eu ganho com isso? e Coalizão Verde

Podcast – O que eu ganho com isso? e Coalizão Verde

A agência O Mundo Que Queremos é uma das principais agências de comunicação de causa do Brasil.

Coalizão Verde
É a união dos portais Neo Mondo, O mundo que queremos e 1 Papo Reto com o objetivo de maximizar os esforços na cobertura de temas ligados à agenda ESG.

No podcast deste mês o Gustavo Souza, Gerente Sênior de Políticas Públicas do CDP América Latina, explicou e comentou os temas, avanços, saldos e desafios da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, a COP26.
No novo episódio do podcast O Que Eu Ganho com Isso, Alexandre Mansur, sócio diretor da O Mundo Que Queremos, conta como o evento vai conectar governos, negócios e pessoas para, através dos quatro macrotemas
“Ambição climática”, “Governos locais e ação climática”, “Finanças Sustentáveis” e “Bioeconomia”, desenvolver ações e soluções para o seu empreendimento ou cidade. Quer saber mais? Então acompanhe essa conversa no episódio do podcast.
A Bioflore, é uma startup brasileira que conecta agricultores familiares que precisam de renda e que possuem áreas para serem reflorestadas com empresas que precisam dessas terras para neutralizar suas emissões de carbono. A importância e força do negócio levou a startup a vencer a etapa nacional da maior competição mundial de negócios verdes, a ClimateLaunchpad. No novo episódio do podcast O Que Eu Ganho Com Isso você vai conhecer mais sobre a Bioflore e a competição.
Você sabia que os ecossistemas de manguezais, campos de gramíneas e pântanos salgados tem a capacidade de sequestrar até quatro vezes mais carbono do que as florestas tropicais?
Isso significa que é possível usar essa capacidade da natureza para compensar as toneladas de carbono que lançamos diariamente na atmosfera, e que provocam as mudanças climáticas.
Essa é apenas uma das vantagens de investir no mercado do chamado carbono azul e, por ser uma tendência promissora, é o assunto de hoje do podcast O Que Eu Ganho com Isso, do Mundo com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Para falar sobre a importância e força desse mercado no Brasil e no mundo, recebemos a coordenadora do Comitê de Oceanos do Climate-Smart Institute Tatiana Zanardi.
Não deixe de ouvir!
Uma equipe da faculdade de arquitetura da Universidade de São Paulo percebeu na poda das árvores do campus da universidade uma forma inovadora de explorar todo o potencial da madeira e impulsionar cidades para uma nova era sustentável. O projeto, que recebeu o nome de Dapoda, ganhou uma competição mundial de redução do desperdício, redução da emissão de gases e combate às mudanças no clima e é o assunto do episódio desta semana. Caio Dutra e Tiago Schutzer, coordenadores do Dapoda, contaram detalhes do projeto e de que forma a solução promete ajudar o clima do planeta. Quer saber mais sobre essa história e como ela pode fazer a diferença na sua vida? Boa escuta!

Plataforma propicia compra e venda online de sucatas e resíduos de indústrias. No podcast, conversamos com o Rafael Davi Valentini, CEO da OSucateiro.com, e com a Engenheira Débora Corso, da fábrica de móveis Florense, que usa a plataforma para destinar de forma sustentável seus resíduos. Saiba mais no episódio de hoje sobre essa solução e como ela pode fazer a diferença pra você.
A edição 2021 da ClimateLaunchpad está com inscrições abertas até o dia 9 de maio e é tema do episódio de hoje do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso”. A competição é a maior de negócios verdes do mundo,
e tem a missão de preparar para o mercado e desenvolver o planos de negócios de produtos e serviços que não impactem negativamente o clima. É uma iniciativa da Climate-KIC, organização da União Europeia.
O podcast desta semana conta com a participação de dois convidados: o Lucas Nieto, gestor do projeto na Climate Ventures, organização responsável pela realização da competição no Brasil, e o Erivaldo Carneiro, da NullCarbon, plataforma de mobilidade urbana que teve uma experiência transformadora após participar da edição de 2020 da competição.
Saiba mais no episódio de hoje.
No episódio do podcast O Que Eu Ganho Com Isso de hoje você vai conhecer o projeto Carroças do Futuro do movimento Pimp My Carroça. O projeto foi criado em 2019 com objetivo de desenvolver carroças e triciclos elétricos de baixo custo, não poluentes e com potencial de escalabilidade. Teve parceria do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).
Designers, estudantes e empreendedores podem se inscrever, até o dia 1º de abril pelo site nowaste.whatdesigncando.com/pt/, no 3º Desafio para Ação Climática (Climate Action Challenge), intitulado “No Waste Challenge”. A competição convida a comunidade criativa global a refletir sobre o impacto do desperdício e do consumismo nas mudanças climáticas e vai premiar os melhores projetos pensados para reduzir o volume de resíduos jogados inadequadamente todos os anos no planeta. É sobre isso o episódio de hoje do podcast O Que Eu Ganho Com Isso. Conversamos com a Bebel Abreu, da Mandacaru, produtora cultural sócia da What Design Can Do no Brasil.
A realidade de milhares de empreendedores brasileiros, inclusive os que oferecem soluções para problemas sociais e ambientais é desafiadora. Mesmo com boas ideias na manga e muita força de vontade, faltam incentivos para concretizá-las. Para encurtar o caminho entre quem empreende e quem dispõe de recursos para investir, a Pipe.Social está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro para cadastrar empreendedores Brasil afora que atuem com soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas, construir uma economia mais sustentável e um futuro mais verde. O 3º Mapa de Impacto Socioambiental é o assunto deste episódio do podcast O Que Eu Ganho Com Isso. Não deixe de ouvir.
Já imaginou se você pudesse escolher de onde vem a energia que consome em sua casa e nos horários de pico pudesse optar pelo abastecimento por bateria e painéis solares ao invés dos serviços da concessionária que atende a sua região? Essa foi uma das 11 ideias selecionadas pelo projeto Deep Tech Clima, da Wylinka, que você conhece neste episódio do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso”. As convidadas são Maria de Fátima Rosolem, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), onde o protótipo inovador de bateria foi criado, e Ana Calçado, CEO da Wylinka. Boa escuta!
Se você não sabe o que são títulos verdes e como eles podem ser uma importante ferramenta para o agro e para o meio ambiente, este episódio é para você. Quem tira todas as dúvidas são as convidadas Martha de Sá, co-fundadora da Vert Securitizadora, e Fernanda Mello, CEO da DuAgro, uma fintech de crédito rural. As duas empresas ajudam a construir esse futuro pautado em uma economia de baixas emissões de carbono.
No novo episódio do podcast “O que eu ganho com isso?” você vai entender o que são as cidades inteligentes. Para isso, ouvimos uma arquiteta especialista nesse conceito para explicar um pouco mais sobre ele. Também entrevistamos a CEO da Planet Smart City no Brasil, empresa que trabalha com esse tipo de projeto no Brasil e em outros países do mundo.
No último episódio da série do “O que eu ganho com isso?” sobre as 8 ideias verdes mais criativas do Brasil, conheça a Sistema Integrados. A empresa criou um sistema
que recupera pastagens degradadas por um sistema regenerativo com base na pecuária de leite e no cumbaru, uma leguminosa nativa do Cerrado brasileiro. A Sistemas Integrados também está no páreo por 10 mil euros que a ClimateLaunchpad vai dar para a melhor ideia de negócio sustentável do mundo.
Neste novo episódio do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso?”
você vai conhecer a Nullcarbon, mais uma ideia inovadora que está concorrendo na ClimateLaunchpad, a maior competição global de negócios verdes.

No epidódio de hoje de “O que eu ganho com isso?” você vai conhecer a DrainStreet, empresa que desenvolveu uma solução que aumenta a área de permeabilidade do solo em espaços pavimentados. Além de mais econômica, essa ideia ajuda a diminuir problemas sociais e a reduzir os impactos ambientais decorrentes das mudanças climáticas.
A
Drain Street
é uma das oito finalistas brasileiras da competição mundial
ClimateLaunchpad, a maior competição de ideias de negócios verdes do mundo.
No episódio de hoje de “O que eu ganho com isso?” você vai conhecer o EcoCiclo, um absorvente anatômico, biodegradável, hipoalergênico e vegano, composto por óleos essenciais que preservam e cuidam da flora vaginal, levando em conta as preocupações com preço, conforto e comodidade. A EcoCiclo é uma das oito finalistas brasileiras da competição mundial
ClimateLaunchpad, a maior competição de ideias de negócios verdes do mundo.

Você sabia que a criação de abelhas sem ferrão é uma fonte de renda para várias comunidades tradicionais da Amazônia? Pois é, o nome dessa atividade é meliponicultura e no episódio de hoje do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso?”
você vai conhecer uma empresa brasileira que está investindo nela: a Meli Network.
Esta é uma das oito finalistas brasileiras de competição mundial
ClimateLaunchpad, a maior competição de ideias de negócios verdes do mundo.
Neste novo episódio do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso?”, você vai conhecer a Pentagrama, uma plataforma que ajuda a viabilizar a aplicação de modelos de agrofloresta em larga escala. Esta é uma das oito finalistas brasileiras de competição mundial
ClimateLaunchpad, a maior competição de ideias de negócios verdes do mundo.
Neste novo episódio do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso?”, Anderson Medeiros, CEO da Tradeenergy conta sobre a ideia diferenciada de sua emresa. Esta é uma das oito finalistas brasileiras de competição mundial
ClimateLaunchpad, a maior competição de ideias de negócios verdes do mundo.
Neste episódio do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso”, você vai conhecer a ideia dos brasileiros da Steps: você faz compras no comércio perto de você,
à pé ou de bicicleta, leva o que precisa sem pagar e não será preso! A Steps é um dos concorrentes do Brasil em uma competição internacional de negócios bons para o clima. #oclimaquequeremos e #omundoquequeremos
Neste episódio do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso”, você vai conhecer detalhes de como surgiu a ideia da Ranger elétrica e saber porque no Brasil ainda há um longo caminho a ser percorrido até a descarbonização dos veículos de pequeno porte.

O Clima que queremos apresenta o podcast de Economia de Baixo Carbono do Instituto Clima e Sociedade (ICS). Você vai entender porque o home office é vantajoso para as empresas, para os trabalhadores e para o meio ambiente. Se você está procurando emprego, aproveite ainda as dicas dos nossos entrevistados.