POR – BURSON-MARSTELLER / NEO MONDO
Companhia faz tour com os interessados em conhecer o processo sustentável da marca
Pioneira na reciclagem de cápsulas, a Nespresso inaugurou no mês de maio visitas oficiais ao seu Centro de Reciclagem. Localizado em Barueri, São Paulo, o Centro está disponível para visitas do público com inscrições pelo e-mail sustentabilidade@nespresso.com.
Com duração de 90 minutos, o programa de visitas, envolve a explicação de toda a cadeia de reciclagem Nespresso. O trajeto inclui a visitação da área, que realiza, sem água, a separação do pó de café e do alumínio dentro de um maquinário de desenvolvimento próprio.
“Investimos para que a reciclagem aconteça em favor do meio ambiente, pensando em toda a cadeia. A Nespresso ajuda parceiros a destinar corretamente a matéria-prima, atuando de forma responsável com o meio e de acordo com cada país em que opera”, comenta Claudia Leite, gerente de Cafés e Sustentabilidade da Nespresso no Brasil. “Buscamos transparência em nossas ações, medindo tudo que fazemos no processo de reciclagem. Queremos engajar o público e estimular que todo o mercado acompanhe essa mudança positiva sustentável”, complementa.
As visitas ao local fazem parte do compromisso da Nespresso com sustentabilidade denominado The Positive Cup™ ou A Xícara Positiva™ em que a marca trabalha os pilares de aquisição de café sustentável, gestão do alumínio e gestão eficiente do clima. No pilar alumínio, a meta é chegar a 100% dos clientes uma solução fácil de reciclagem até 2020.
“Atualmente temos mais de 70 pontos de coleta para o consumidor da linha doméstica no Brasil. Coletamos também cápsulas da linha profissional em mais de 300 clientes. As cápsulas usadas são enviadas ao Centro de Reciclagem por meio de logística reversa. No primeiro semestre de 2018, reciclamos 17% do total de cápsulas vendidas, um crescimento significativo em relação ao ano anterior e temos o compromisso de fazer muito mais”, completa Claudia. Atualmente, a Nespresso investe globalmente 30 milhões de francos suíços em reciclagem por ano.
Pensando em criar valor para a sociedade e para o meio ambiente, a marca escolheu o alumínio como matéria-prima de suas embalagens por ser infinitamente reciclável e por conservar o café de forma adequada. De acordo com o presidente-executivo da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Milton Rego, a reciclagem do alumínio alia uma combinação única de vantagens: “o processo de reciclagem do alumínio utiliza apenas 5% da energia elétrica e, segundo dados do International Aluminium Institute (IAI), libera somente 5% das emissões de gás de efeito estufa quando comparado com a produção de alumínio primário. O processo diminui o volume de lixo gerado que teria como destino os aterros sanitários, estimulando a consciência ecológica”, diz.