[vc_row][vc_column][vc_column_text]
John Deere
[/vc_column_text][vc_empty_space height=”10px”][vc_separator color=”custom” border_width=”3″ accent_color=”#006e39″][vc_empty_space height=”10px”][vc_column_text]Por – Eleni Lopes, diretora de redação de NEO MONDO[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Para a John Deere, Diversidade & Inclusão significa compreender e responder a uma série de necessidades específicas. Por isso, as ações estão estruturadas nos pilares gênero, pessoas com deficiência, funcionários de produção e cultura. Por meio desses pilares, a companhia tem promovido campanhas, treinamentos e formação de grupos para ajudar os funcionários a compreender perspectivas diferentes das suas e proporcionar um ambiente de trabalho mais respeitoso e justo.
Atualmente, são mais de 50 iniciativas em andamento em diferentes áreas. Um dos destaques é o WomenREACH, programa formado e gerenciado por funcionárias para incentivar o desenvolvimento das mulheres, trocar experiências e reforçar pontos como inclusão e diversidade na companhia. É apoiado por outras iniciativas como a Sociedade das Mulheres Engenheiras (SWE, na sigla em inglês), uma iniciativa global, não ligada especificamente a alguma empresa, com foco em atrair, desenvolver e reter mulheres nas áreas de tecnologia. As unidades da John Deere em Indaiatuba/ Campinas, Montenegro e Horizontina são pioneiras no Brasil a se afiliarem à organização.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_single_image image=”13484″ img_size=”full” add_caption=”yes” alignment=”center”][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]A WomenREACH participa também do Programa + Mulher 360 (MM360), que tem por missão contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360º, através do fomento, da sistematização e da difusão de avanços nas políticas e nas práticas empresariais e do engajamento da comunidade empresarial brasileira e da sociedade em geral.
Neste ano, por exemplo, a unidade de Construção da John Deere foi sede do primeiro evento oficial da Sociedade de Mulheres Engenheiras (SWE), que abrange todo o Brasil. Anteriormente os eventos eram locais, nas regiões onde existem filiais da entidade. O workshop realizado em Indaiatuba (SP) discutiu diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.
A companhia também atua pela causa LGBT. No último 28 de junho, por exemplo, data que representa a luta e a busca por respeito e direitos iguais para a população LGBT, formada por Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, a John Deere lançou para seu público interno a campanha “Todas as cores são bem-vindas”, defendendo um ambiente de trabalho inclusivo e livre de preconceitos.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_single_image image=”13485″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Ainda dentro de suas iniciativas de Diversidade & Inclusão, um dos grupos contemplados é o de funcionários da produção. Iniciativas de desenvolvimento dos funcionários de produção são fundamentais para aumentar o nível de engajamento dos colaboradores da companhia, estimulando-os a buscar oportunidades de carreira e desenvolvimento, de forma a assumirem novos desafios na John Deere.
Um exemplo é o Programa de Desenvolvimento de Talentos, que identifica os profissionais com potencial para seguir carreira em cargos de liderança, posições administrativas ou técnicas. O programa está estruturado para explorar e desenvolver competências comportamentais e técnicas, com dinâmicas de grupo e plano individual de desenvolvimento aos participantes. Somado a isso, temos o Bridge Plan, que proporciona aos funcionários de produção condições para participarem de processos seletivos para cargos administrativos, em que são aplicados treinamento diversos e práticos nas áreas de interesse.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_single_image image=”13486″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Desde 2017, a companhia conta com um Conselho de Diversidade & Inclusão, que se reúne periodicamente para propor novas atuações e avaliar o trabalho que vem sendo realizado. Sua principal função é discutir e desenvolver estratégias para aprofundar ações dentro de quatro tópicos: gênero, pessoas com deficiência, funcionários de produção e cultura.
As ações do Conselho de D&I usam o conceito de design thinking, em linha com as diretrizes de Recursos Humanos, para atender a necessidade específica do público interno, para que ele perceba valor na iniciativa e se engaje. O design thinking, enquanto tipo de conhecimento, tem como objetivo a promoção do bem-estar na vida das pessoas. É nesse sentido que a John Deere trabalha o engajamento em todos os níveis para pautar a D&I na agenda estratégica da empresa.
Além do conselho, cada unidade participa ativamente do movimento, com sua própria representação, por meio dos Grupos de Trabalho – reuniões regulares para ajudar os funcionários a compreenderem perspectivas diferentes das suas realidades. E o tema está cada vez mais em evidência na companhia, seja em campanhas, treinamentos ou workshops.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_single_image image=”13487″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row]