Foto: Selma Ramos
POR – ICMBio / NEO MONDO
Pesquisadores desenvolvem levantamento florístico
A flora dos Lençóis Maranhenses é importante para a estabilidade do ecossistema e conservação da fauna. Pesquisas recentes registraram uma riqueza de 59 espécies de abelhas nativas apenas na região da Ponta do Mangue. As atividades de campo tiveram apoio logístico da equipe do parque e participação de uma voluntária. A pesquisa está devidamente autorizada no SISBIO sob o nº 65368.
Caminhadas pelas dunas e banhos em lagoas são atrativo (Foto: Maurício Araya / G1)
Leia a entrevista pingue-pongue com professor Eduardo Bezerra de Almeida Júnior, do Laboratório de Estudos Botânicos, do Departamento de Biologia, Universidade Federal do Maranhão.
Parque: Qual a importância da pesquisa pra conservação da flora do parque?
Parque: O que vc achou do apoio pelo programa voluntariado?
Eduardo Almeida: Sobre o programa de voluntariado ele é fundamental pra que diferentes alunos tenham uma vivência em campo, conheçam metodologias de diferentes pesquisas e que possa ter contato com diferentes pesquisadores. Às vezes, o graduando não tem aulas de campo ou até mesmo aulas práticas e busca o voluntariado pra ter essa experiência. Sendo uma importante contribuição para a formação do aluno. E essas vivências de campo ajudam no crescimento do estudante como pesquisador e permitem que o aluno possa interagir com diferentes pessoas nas diferentes linhas de pesquisa.