POR – TV GLOBO / NEO MONDO
Para mobilizar a população e incentivar um novo olhar e atitude sobre o verde e outras iniciativas sustentáveis da cidade, projeto da Globo conta com oficinas e debates gratuitos, além de mutirão de plantio agroecológico de alimentos no Morro da Providência
O Rio de Janeiro passa a fazer parte das cidades que recebem ações do ‘Verdejando’, iniciativa promovida pela Globo desde 2013 e que já plantou mais de 6,5 mil mudas e distribuiu mais de 74 mil plantas. Inicialmente realizado apenas em São Paulo, o ‘Verdejando’ chegou, em 2018, também a Brasília, Recife e Belo Horizonte, sempre com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do verde nos centros urbanos. Na Cidade Maravilhosa, a iniciativa estreia com uma edição voltada à alimentação. Para isso, a ação será dividida em três etapas: apresentação da proposta de criação da agrofloresta à população local; oficinas e debate sobre o tema; e mutirão para o plantio agroecológico.
“Estamos muito felizes com a realização do ‘Verdejando’ aqui no Rio. Mais do que nunca precisamos conversar sobre sustentabilidade e poder fazer isso diretamente com a população é uma grande oportunidade. Pensando nisso, procuramos um espaço no qual pudéssemos executar o projeto e um parceiro (Horta Inteligente) capacitado para criar a agrofloresta. Depois de encontrarmos uma área para o plantio no Morro da Providência (região central da cidade), fomos ao local apresentar a proposta e ouvir os moradores, que se mostraram animados com a ideia”, conta André Dias, diretor de Projetos Especiais da Globo.
Para a segunda etapa, no próximo sábado, dia 27, o ‘Verdejando’ vai realizar o debate ‘Da terra para a mesa’, das 11h às 12h, no Museu do Amanhã. O bate-papo conta com a participação de Lorena Portela, fundadora da Horta Inteligente; Leonardo Menezes, curador de ‘Pratodomundo – Comida para 10 bilhões’, exposição que inaugurou este mês no Museu do Amanhã; e Samantha Souza, da Gastromotiva, projeto que trata da inclusão por meio da gastronomia social. Das 11h às 13h, o público poderá se dividir em dois grupos para participar das oficinas ‘reaproveitamento de alimentos’, com Alessandra Alves, do projeto Naturalê, e ‘bomba de sementes’, com a equipe do Horta Inteligente – ambos da Providência. A programação é gratuita e para participar é necessário se inscrever, até o dia 25/4, pelo e-mail culturadodialogo@tvglobo.com.br. As vagas são limitadas.
Já nos dias 4 e 5 de maio, um mutirão composto por moradores da Providência e voluntários vai transformar o espaço conhecido como Java, uma das vias de acesso à comunidade. Das 9h às 16h30, o grupo vai realizar o plantio agroecológico de alimentos por sistema agroflorestal em uma área de aproximadamente 60m², construir uma área de convívio e lazer para a população e fazer a fitorremediação do corpo hídrico local. A revitalização do acesso ao morro ficará por conta do Impacto das Cores, projeto local que vai pintar a escadaria e a mureta do espaço de plantio.
PROGRAMAÇÃO:
27/4 – Debate e oficinas gratuitos no Museu do Amanhã
11h às 12h – Debate ‘Da terra para a mesa’
11h às 13h – Oficinas ‘Reaproveitamento de alimentos’ e ‘Bomba de sementes’
Museu do Amanhã – Terreiro de Curiosidades
Praça Mauá, 1 – Centro
Inscrições até o dia 25/4, pelo e-mail culturadodialogo@tvglobo.com.br.
Gratuito. Vagas limitadas.
4 e 5/5 – Mutirão de transformação do espaço Java
9h às 16h30 – Espaço Java – Morro da Providência