POR – PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL / NEO MONDO
Iniciativa alcançará mais de mil participantes em 100 municípios de 10 estados brasileiros com ações voltadas para o desenvolvimento da primeira infância
A Petrobras assinou nesta quarta-feira (26/6) contrato de patrocínio com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) para o desenvolvimento do projeto Primeira Infância é Prioridade. A iniciativa irá alcançar mais de mil participantes diretos, entre gestores públicos, técnicos de instituições que atuam na rede de proteção a crianças e adolescentes e profissionais de meios de comunicação. O projeto irá abranger 100 municípios de 10 estados brasileiros, ao longo de dois anos de duração.
Para o diretor executivo de Relacionamento Institucional da Petrobras, Roberto Furian Ardenghy, ao incentivar projetos voltados para a primeira infância, a Petrobras concretiza sua política de responsabilidade social e contribui para a transformação da realidade das comunidades onde a companhia atua. “Hoje é um dia muito importante para a Petrobras. Colocamos um tijolo a mais nessa construção estratégica do que queremos e podemos fazer para ajudar o Brasil de uma maneira mais eficiente e econômica”, afirmou.
Entre as atividades previstas no projeto estão o monitoramento do marco legal da primeira infância e a capacitação de gestores públicos e instituições para a elaboração de planos municipais voltados para essa temática. Além disso, estão previstas oficinas e campanhas para pais, cuidadores, educadores e profissionais de saúde, em comunidades do entorno das operações da Petrobras, visando abordar os cuidados parentais, a prevenção à violência doméstica e os direitos das crianças.
Os meios de comunicação também serão alvo do projeto, por meio da mobilização e capacitação de jornalistas sobre a temática. O projeto prevê ainda a realização de um seminário nacional sobre políticas públicas em primeira infância, com foco nos avanços e desafios que marcam as políticas relativas à população de 0 a 6 anos no país.
“Para nós é uma honra enorme firmar essa parceria. A convergência da nossa atuação com a atenção que a Petrobras passa a dedicar à primeira infância é algo que nos estimula muito a continuar trilhando este caminho”, ressaltou Miriam Pragita, diretora executiva da ANDI.