Foto – Pixabay
POR – ANDRÉ DE ANGELO (SOLUÇÕES INDUSTRIAIS), PARA NEO MONDO
Mais que uma questão estética, a limpeza industrial é importante para a segurança dos colaboradores, que por meio dela podem desfrutar de um ambiente de trabalho agradável e que esteja dentro dos padrões de higiene
Permitindo assim todo tipo de atividade a ser feita sem nenhum risco à saúde ou integridade física dos trabalhadores.
Além disso, se tratando das indústrias, um ambiente limpo é uma maneira de garantir a qualidade dos produtos e serviços. Tanto para o lugar quanto para as máquinas e áreas de serviço, a limpeza é indispensável.
Para a limpeza industrial é necessário um maquinário especializado e pesado, com uniformes profissionais, equipamentos específicos e pessoas treinadas para que realizem o trabalho de maneira eficiente.
A seguir, vamos entender como é feita essa limpeza e outros pontos importantes da sua realização.
Como é feita a limpeza industrial?
Geralmente, a limpeza industrial é feita em duas etapas. A primeira é responsável por remover sujeiras e resíduos aparentes, para que na sequência o ambiente seja desinfetado.
É importante manter essa ordem pois os aparelhos devem estar prontos para o uso logo após o fim da limpeza, sem nenhum risco.
A limpeza industrial é feita com o auxílio de um jato de água, e pode ser feita tanto em pisos como tanques, reservatórios de água, filtro de ar industrial, caixas de gordura e esgotos. Esse tipo de limpeza é chamado de hidrojateamento.
Com ele, todos os resíduos devidamente removidos pelo jato são retirados com aspiradores industrias de alta potência, que possuem tanques especiais próprios para a coleta de água com restos de componentes químicos.
Foto – Pixabay
Quais os tipos de limpeza industrial existentes?
Além do hidrojateamento visto acima, existem outras duas modalidades de limpeza industrial, e são elas a limpeza em locais confinados e a impermeabilização de pisos.
A limpeza industrial em locais confinados se refere às regiões de difícil acesso. São basicamente os telhados, fachadas, tanques subterrâneos, dutos e reservatórios.
Em geral, esse tipo de limpeza é realizada por meio de técnicas de alpinismo industrial, com equipamento de rapel, uso obrigatório de equipamentos e pessoas treinadas.
Já a impermeabilização de pisos se refere ao processo de reforçar a resistência dos pisos a resíduos. Geralmente para que seja realizado, o piso recebe a aplicação de selantes, impermeabilizantes e outros produtos que além de aumentar a resistência, deixam o piso mais brilhante.
Quais os cuidados para realizar a limpeza industrial?
O processo de manutenção e limpeza nas indústrias requer certos cuidados, e por isso é necessário que seja realizado por profissionais capacitados para esse tipo de limpeza.
Por exemplo, uma indústria do ramo alimentício deve procurar um serviço de limpeza que seja voltado para essa área, e tenha equipamentos específicos para o setor.
Pois cada tipo de limpeza deve ser realizada por especialistas. Por exemplo, uma manutenção aquecedor a gás deve ser feita por pessoas com equipamentos e treinamento específico para esse negócio.
O processo de limpeza nas indústrias é uma exigência legal, e enquanto é realizada deve ter profissionais de atividades sanitárias envolvidos.
A limpeza é uma questão além da estética, pois reflete também na segurança do ambiente de trabalho. Um local devidamente limpo garante um ambiente de qualidade.
Entender a necessidade real de uma manutenção e limpeza constante no local de trabalho melhora a segurança, impede a proliferação de bactérias e cria uma atmosfera de trabalho mais agradável.