Cada minicápsula Friendly ™ contém milhares de mosquitos machos Friendly ™ – Foto: Divulgação/Oxitec
POR – CENTRAL PRESS / NEO MONDO
Cientistas desenvolvem cápsula capaz de suprimir 95% do mosquito
A Oxitec anunciou esta semana os resultados preliminares de um teste bem-sucedido de uma nova tecnologia de mini-cápsulas do Aedes do Bem™ que suprimiu, após apenas 13 semanas de tratamento, 95% da população do Aedes aegypti, em comparação com as áreas de controle não tratadas na mesma cidade.
O tratamento, realizado no município de Indaiatuba (SP), envolveu a colocação de mini-cápsulas do Aedes do Bem™ em propriedades residenciais, sem ferramentas ou manuseio especiais. O esforço gerou rápida supressão do mosquito em uma área onde moram aproximadamente 1.000 pessoas, e demonstrou 100% de eficácia da tecnologia na eliminação de larvas fêmeas, validando completamente a biossegurança do produto.
Quando colocadas em uma pequena caixa com água, as cápsulas produzem e liberam apenas machos do Aedes do Bem, que são seguros, auto-limitantes e não picam. Esses machos, ao saírem da caixa, se dispersam no ambiente para acasalar com fêmeas Aedes aegypti selvagens em uma área de até 8 mil metros quadrados. Esse produto está sendo desenvolvido para ser a primeira tecnologia de controle do Aedes aegypti baseada em insetos que pode ser implantada em qualquer lugar do mundo, sem equipe especializada ou equipamento especial.
A diretora da Oxitec, Natália Ferreira, disse: “Temos enfrentado epidemias devastadoras de dengue no Brasil e novas ferramentas de controle de vetores são desesperadamente necessárias para auxiliar nossas cidades e comunidades. É por isso que o produto de mini-cápsulas do Aedes do Bem™ será tão impactante – ele pode fornecer um controle superior e seguro do Aedes aegypti por meio da fácil implantação de minúsculas cápsulas de ovos em caixas que não exigem infraestrutura dispendiosa ou operações complexas. Estamos tornando o controle do Aedes aegypti simples, sustentável e escalável – em outras palavras, é exatamente o que as cidades e comunidades do Brasil precisam neste momento crítico”.
Ela falará sobre a nova tecnologia em live promovida pelo Colégio Positivo na próxima terça-feira, dia 26, às 17h. Aberta à comunidade, a live pode ser acessada pelo Facebook do Colégio Positivo.