Astypalea, ilha grega e atração turística, está em busca de um ar mais limpo – Foto: Antonis Nikolakis
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Ilha grega em forma de borboleta no Mar Egeu busca “novos ares”
Os milhares de turistas de verão se foram: os locais – há cerca de 1.300 deles – trabalham na terra e se ocupam pintando suas casas brancas e arrumando tudo para o próximo feriado.
Mas este ano a vida na ilha deve ser um pouco diferente.
No que é considerado um experimento inovador com implicações para a batalha contra as mudanças climáticas, o governo grego se associou à montadora Volkswagen para estabelecer um sistema completo de energia sustentável em Astypalea .
Segundo o esquema, a VW fornecerá à ilha 1.000 de seus veículos elétricos (EVs), substituindo 1.500 veículos de combustão interna.
Carros de polícia, ambulâncias e o serviço de ônibus da ilha se tornarão elétricos. Os mais de 70.000 turistas que visitam Astypalea a cada ano serão incentivados a alugar carros, scooters e motocicletas elétricos.
Visão neutra para o clima
O governo grego estaria dando consideráveis auxílios estatais e incentivos fiscais ao projeto.
“Política, negócios e sociedade têm uma responsabilidade comum de limitar as mudanças climáticas”, disse Herbert Diess, CEO do grupo VW.
“Nosso objetivo de longo prazo é uma mobilidade neutra para o clima e para todos – e com o projeto Astypalea, exploraremos como realizar essa visão.”
Astypalea, parte do grupo de ilhas do Dodecaneso no sudeste do Mar Egeu, tem 18 km de comprimento e 12 km de largura em seu ponto mais largo.
A VW afirma que vai instalar mais de 200 pontos de carregamento públicos e privados na ilha. O governo afirma que Astypalea se tornará uma pioneira no turismo sustentável em todo o país.
Atualmente, quatro geradores a diesel fornecem energia para a ilha. Dentro de dois anos, diz o governo, Astypalea se tornará completamente autossuficiente em energia, com turbinas eólicas e painéis solares substituindo os geradores antigos e ineficientes.
“Hoje é um grande dia para Astypalea e toda a Grécia”, disse Konstantinos Fragogiannis, vice-ministro das Relações Exteriores da Grécia.
“Estamos lançando o primeiro projeto de ‘ilha verde inteligente’ em nosso país, o que marca uma grande mudança em nossa visão.
“O transporte elétrico e um plano de ação holístico, verde e sustentável terão um impacto positivo na vida cotidiana dos habitantes da ilha. Combinado com um sistema de transporte público pioneiro, estamos transformando ideias futuristas em realidade. ”
O turismo desempenha um papel central na economia da Grécia: o país tem uma população de menos de 11 milhões de habitantes, mas nos últimos tempos, mais de três vezes esse número visitaram o país a cada ano, colocando uma pressão considerável na infraestrutura local e no meio ambiente .
Escândalo para esquecer
Muitas ilhas gregas sofrem de severa escassez de energia e água durante a alta temporada turística. A poluição do ar causada por um número crescente de navios de cruzeiro é outro problema.
A VW afirma estar empenhada em ajustar seus processos de produção para enfrentar o desafio das mudanças climáticas.
A empresa, considerada como a maior fabricante de automóveis do mundo , pretende produzir mais de um milhão de carros elétricos por ano até 2025.
Nos últimos dias, a VW anunciou que os carros Bentley – a marca de luxo do Reino Unido agora de propriedade da montadora alemã – deixará de fabricar veículos movidos a diesel e gasolina até 2030 e se concentrará exclusivamente em veículos híbridos e EVs.
O conglomerado alemão tem lutado para consertar sua imagem após um escândalo generalizado em 2015 , quando foi forçado a admitir que vendeu quase 600.000 carros nos EUA que haviam sido equipados com dispositivos deliberadamente projetados para contornar as regulamentações de emissões e falsificar testes de gases de escape .
A VW teve de pagar bilhões de dólares em indenizações como resultado do que os promotores dos EUA descreveram como uma fraude “terrível”.
Foto – Pixabay