Foto – Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Startup Scanner possibilita acompanhar mapa de startups por setores, de forma dinâmica e sempre atualizada
A Liga Ventures, plataforma que transforma inovação aberta em resultado real, acaba de disponibilizar o mapa das startups brasileiras com soluções para o setor de energia, atualizado constantemente. O resultado faz parte da Startup Scanner, ferramenta lançada no final do ano passado com o apoio da consultoria PwC Brasil, que tem como objetivo rastrear, acompanhar e mapear constantemente as startups de diversos segmentos para fomentar o ecossistema de inovação.
Ao todo, foram agrupadas 190 startups, subdivididas em 11 categorias, dentre elas eficiência energética, sustentabilidade, gestão de consumo e inspeção por imagem. Entre os principais dados, observamos que São Paulo (26.84%), Minas Gerais (20.53%), Santa Catarina (14.74%) e Rio de Janeiro (10%) estão entre os estados que mais contemplam empresas que desenvolvem algum tipo de tecnologia para esse mercado. Além disso, por meio da Startup Scanner é possível acompanhar e explorar mais sobre as startups de interesse, criando listas de favoritas, avaliando e até solicitando a ajuda para entrar em contato com elas.
Para o Raphael Augusto, diretor de inteligência e estudos de mercado e Startup Hunter da Liga Ventures, o intuito da Startup Scanner é oferecer ao mercado uma ferramenta que possibilite a visualização constante, atualizada e integrada das soluções oferecidas pelas startups nos mais variados setores da economia além de dar visibilidade às startups. “Agora as empresas poderão ter acesso, de maneira dinâmica e atualizada constantemente, às soluções que vêm sendo apresentadas nos mais diversos setores e poderão acompanhar em tempo real, quais soluções as startups apresentam para esse ecossistema”, afirma.
Para compor esse mapeamento, a Liga Ventures utilizou, além do seu próprio banco de dados com mais de 16 mil startups, diversas fontes de informação, como inscrições para os programas de aceleração, recebimento de outros estudos, eventos que promovem todos os anos, recomendações de parceiros externos, notícias em portais de negócios, bases abertas, indicações diretas e busca ativa de startups. Todos os mapas contarão com atualizações periódicas, haja visto que o mercado apresenta mudanças constantes.
Com a maior base de startups do país, a Liga Ventures é a principal articuladora de inovação aberta entre empresas e startups do Brasil e, com pouco mais de cinco anos de mercado, já conta com mais de 450 projetos e transações geradas diretamente entre 300 startups aceleradas em parceria com mais de 40 grandes empresas, como Porto Seguro, Vedacit e Mercedes-Benz.
“Iremos mapear os grandes setores que estão em alta e apresentar as principais startups e soluções de cada um deles. Acreditamos que esse projeto vai fomentar ainda mais os setores em expansão, e tudo isso por meio da nossa expertise. Queremos contribuir de forma significativa, ser referência como fonte de informação acessível e promover uma troca com potenciais clientes”, finaliza Augusto.
Os interessados terão acesso gratuito e online à ferramenta por meio do site da Startup Scanner. Saiba mais AQUI.