POR – REDAÇÃO NEO MONDO
A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s em todo o mundo, trabalha constantemente para reduzir o impacto de suas operações nos 20 países da América Latina e Caribe em que está presente
Desde 2018, a companhia conta com um programa para redução de plástico de um único uso, que já soma ações como a substituição das embalagens de plástico de saladas por outras fabricadas com papel cartonado certificado, redução do uso de tampas de plástico para bebidas e sobremesas, fim da entrega proativa de canudos, entre outras. Até o fim de 2020, o programa já gerou a redução de 40% no uso do material nas operações da rede. Este é o equivalente ao total de 1.400 toneladas de plástico de um só uso foram retiradas dos restaurantes.
Além da redução do plástico de único uso, a Arcos Dorados também conta com um programa para substituição dos objetos feitos com plástico de seus restaurantes por versões mais favoráveis ao meio ambiente. Para isso, firmou uma parceria com a UBQ, empresa israelense que desenvolveu um processo inovador e patenteado para conversão de resíduos domiciliares em um termoplástico sustentável. O primeiro resultado da parceria é a substituição das bandejas de plástico utilizadas pelos clientes nos salões dos restaurantes McDonald’s. A matéria-prima da UBQ é utilizada para produção das bandejas pela empresa brasileira Semaza, cuja fábrica está localizada em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. 18 mil bandejas já foram fabricadas com matéria-prima UBQ, o que representa uma redução de emissão estimada de 3.713kg de dióxido de carbono e 1.221kg de resíduos que deixaram de ir para aterros.