Foresta Amazônica – Foto: Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Evento de lançamento da HQ Mapinguari promove conversa com Angela Mendes,militante socioambiental e filha do líder seringueiro Chico Mendes, referência mundial na defesa da conservação ambiental
Educação como ferramenta de proteção do meio ambiente. Esse e outras temas importantes, como devastação da Amazônia, desigualdade social, relação com povos indígenas e seringueiros e formas sustentáveis de economia, vão nortear os debates no evento “Literatura e Educação Socioambiental: inspirações e práticas na comunidade escolar”, promovido pela FTD Educação e pelo WWF-Brasil. Nesse contexto, será lançada a história em quadrinhos Mapinguari, resultado de parceria entre as duas instituições.
O encontro digital acontecerá no próximo dia 30 de novembro, a partir das 19 horas, com transmissão gratuita pelo canal da FTD no YouTube. Para assistir é preciso fazer a inscrição neste site, o que automaticamente incluirá o espectador num sorteio de exemplares do livro, a ser realizado no fim da transmissão.
O evento contará com a participação de ativistas reconhecidos, como Angela Mendes. Ela é militante socioambiental, tecnóloga em gestão ambiental, presidente do Comitê Chico Mendes e coordenadora do Projeto Jovens Protagonistas da Reserva Extrativista Chico Mendes.
Angela, que é filha do líder seringueiro Chico Mendes, participa do painel “Como trabalhar questões socioambientais em sala de aula”, ao lado do biólogo e consultor educacional da FTD Educação Paulo Santos Lima Junior, que atuou na Fundação Projeto Tamar, de conservação de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. Na entidade, o especialista fez um trabalho de educação ambiental com crianças de comunidades de pescadores de Ponta dos Mangues, no Sergipe. A mediação da conversa é de Karina Yamamoto, gerente de comunicação institucional do WWF-Brasil.
A criação artística e literária da obra Mapinguari, bem como suas repercussões na sociedade, são tema do painel “As criações e as leituras de Mapinguari”. Nessa conversa estarão presentes os autores: o roteirista André Miranda e o ilustrador Gabriel Góes. Eles falarão sobre os desafios na criação do livro, conversando com Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil. O painel é mediado por Bruno Salerno Rodrigues, editor de literatura da FTD Educação.
Com visual deslumbrante e roteiro ágil, a HQ publicada pela FTD Educação em parceria inédita com o WWF-Brasil narra as descobertas de um jovem no coração da floresta. Aborda temas importantes como proteção ambiental, folclore e cultura dos povos indígenas e populações tradicionais.
“A HQ Mapinguari consegue um feito: aborda grandes temas do nosso tempo — a desigualdade social no campo e na cidade, a devastação da Amazônia, as formas sustentáveis de economia, a relação do país com seus povos indígenas — em um enredo absolutamente literário, criação do roteirista de cinema André Miranda”, comenta Rodrigues.
O enredo do graphic novel se passa no Seringal Santo Antônio, no interior do Acre, onde os seringueiros são assediados por negociantes de terras da empresa onde o protagonista José trabalha, na capital Rio Branco. “É necessário levar aos alunos, aos professores e às famílias o modo de vida dos povos da floresta para exemplificar a convivência harmônica entre as atividades econômicas e a conservação do bioma”, destaca Gabriela.
Foto – Divulgação