Foto – iStock
POR – AGÊNCIA CONVERSION, PARA NEO MONDO
Saiba como reutilizar materiais que sobram de obras para economizar em sua reforma
Já faz algum tempo que a reciclagem de materiais vem se tornando algo comum no nosso cotidiano. Mais que uma tendência, reciclar é uma necessidade que ajuda o meio ambiente, e também pode ser uma boa forma de economizar dinheiro. Uma modalidade de reciclagem que vem se tornando muito popular no Brasil é a de reaproveitar materiais de construção e reformas, dando uma nova roupagem para eles e agregando muito estilo ao ambiente.
Estima-se que a construção civil é responsável por cerca de 50% a 70% de toda a massa de resíduos sólidos urbanos, segundo pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e na maioria das vezes, esses materiais acabam indo para lixões e aterros, o que acarreta em uma sobrecarga no sistema de limpeza pública, porém nem tudo que se retira de uma construção ou reforma é lixo, e muita coisa pode ser reaproveitada, gerando assim economia e contribuindo para a redução desses descartes.
Existem diversos tipos de materiais que podem ser reutilizados. Madeiras de construção, por exemplo, podem ser utilizadas para criar móveis, prateleiras e mesas, assim como paletes podem virar um sofá ou uma estante para livros. Pregos antigos podem ser utilizados como penduradores ou mesmo como itens decorativos. Tijolos, pisos e azulejos também podem ser usados criando ambientes incríveis.
O segredo é usar a criatividade, com latas de tinta, garrafas velhas, canos de PVC, entre outros, que podem virar vasos, luminárias e itens de decoração, deixando o ambiente com um aspecto mais vintage. Também é possível utilizar esses materiais para criar diversos tipos de artesanatos que podem decorar o ambiente, criando peças que podem ser obras de arte.
Para isso, são necessárias algumas ferramentas simples que a maioria das pessoas já possui, como martelos, pregos, parafusos, algumas latas de tinta para pintar as peças, além de outras ferramentas como furadeiras para fixar as peças nas paredes. Para cortes de materiais de liga metálica, é recomendado utilizar uma esmerilhadeira Bosch, por exemplo; serras para cortes em madeiras e lixas também vão auxiliar na confecção das peças.
É sempre importante lembrar que nem todo material que sobra de uma reforma será reaproveitado, e para isso, é necessário ter em mente que o descarte responsável é muito importante. Muitos dos resíduos podem ser vendidos para empresas especializadas, que darão o destino correto para eles, e também pode-se verificar se sua cidade possui ecopontos, ou locais que a prefeitura disponibiliza, para o descarte consciente desses materiais.