O smog em Pequim, a névoa poluente, cobre toda a cidade de Shangai e obstrui a visão até mesmo dos arranha-céus, entre os mais altos do mundo Foto: Ali Song/Reuters
POR – AGÊNCIA CONVERSION, PARA NEO MONDO
Revolução Industrial promoveu o avanço produtivo e tecnológico e comprometeu o meio ambiente e a qualidade de vida
No filme Tempos Modernos, idealizado em 1936 por Charles Chaplin, observamos a importância do desenvolvimento industrial e tecnológico para o aumento da produção e as transformações no comportamento dos trabalhadores pelo modelo produtivo, com interferências no seu cotidiano.
A transformação gerada pela Revolução Industrial nas fábricas impactou também nos demais setores produtivos e no modo de vida das pessoas, que, até então, na sua maioria, viviam no campo e em áreas agrícolas das cidades. Com a perspectiva de melhoria de vida, muitas famílias trocaram o campo pela cidade.
Desta forma, áreas arborizadas, rios limpos e ar de qualidade sofreram alterações, inicialmente para a instalação da indústria, seguido pelo desmatamento para a construção de moradias e áreas comerciais; consequentemente, com poluição de ar, rios e lençóis freáticos.
Este avanço industrial, que nasceu em meados de 1850, beneficiou o processo de desenvolvimento industrial e tecnológico e prejudicou o meio ambiente com a poluição do ar e das águas, principalmente nos países subdesenvolvidos e emergentes, como China, Índia, Rússia, entre outros.
China
Na China, primeiramente a cidade de Linfen, grande produtora de carvão mineral; em razão da emissão de muito pó no ar, a enorme densidade não consegue ser dispersa na atmosfera. Seguida pela cidade de Tianjin, responsável por mais da metade da fabricação chinesa de chumbo; a qualidade de ar, solo e rios é muito prejudicada, além de 150 mil pessoas estarem contaminadas por chumbo.
Índia
Na Índia, duas cidades chamam a atenção. A primeira, Sukinda, possui 97% das reservas de cromo; com a mineração irregular, a poluição atinge o ar, o solo e o rio Brahmani, única fonte de água potável da cidade. A segunda é Vapi, com um grande parque industrial; não segue protocolos ambientais, compromete a agricultura, visto a poluição no lençol freático, e a saúde da população, que apresenta problemas de intoxicação e câncer de garganta.
Peru
No Peru, a cidade de La Oroya registra a exploração de chumbo pela empresa estadunidense Doe Run Corporation, que, conforme dados apontados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a mesma contribui nos graves problemas ambientais locais, além da contaminação de chumbo no sangue de 99% das crianças.
Rússia
Na Rússia, a cidade de Dzerzhinsk, que na Guerra Fria abrigava a produção de armas químicas, hoje abriga empresas do setor químico-industrial, e é considerada altamente poluidora, com elevadas taxas de mortalidade e baixa expectativa de vida – em torno de 47 anos.
Ainda na Rússia, a cidade de Norilsk apresenta altos índices de poluição atmosférica, em razão do maior complexo de fundição de metais pesados do mundo; como consequência, a poluição atmosférica provoca chuvas ácidas e graves problemas respiratórios. Quando for programar sua próxima viagem, seja lazer, estudo ou trabalho, informe-se sobre o local a ser visitado, inclusive para compreender a situação local. Aproveite também para comprar passagens aéreas em promoção – uma forma de economizar e valorizar o seu dinheiro e aproveitar melhor o seu passeio.