Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Ferramenta online criada por organizações da sociedade civil oferecerá aos eleitores informações sobre posicionamentos de candidatos(as) na pauta climática
Hoje (20), às 18h30, será lançado o Painel Farol Verde, iniciativa do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), em parceria com o Grupo de Trabalho Socioambiental da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC) e algumas das mais importantes organizações e redes da sociedade civil.
O projeto é uma plataforma digital que busca oferecer aos eleitores informações e dados qualificados e confiáveis sobre as opiniões de candidatos à Câmara e ao Senado a respeito das pautas de mudança climática, meio ambiente, direitos socioambientais e sustentabilidade. Em um mesmo local, o eleitor poderá fazer a busca por candidatos mais verdes, filtrando os dados e escolhendo candidatos alinhados aos seus critérios de escolha.
O Painel oferecerá ainda informações sobre como os candidatos à reeleição (Senado e Câmara) se posicionaram frente às principais votações nos temas de clima e meio ambiente durante a atual legislatura (2019/2022) bem como sobre proposições legislativas por eles apresentadas e seus posicionamentos nas redes sociais sobre os temas de interesse do painel.
A enquete que candidatos e candidatas responderam foi composta de 12 perguntas sobre os temas:
● desmatamento zero nos biomas brasileiros;
● reforma tributária verde;
● moratória da soja no Pantanal;
● liberação de caça de animais silvestres;
● proteção constitucional da água e do clima como direitos fundamentais;
● apoio ao fundo de restauração da Mata Atlântica;
● regularização fundiária na Amazônia;
● liberação de agrotóxicos;
● desincentivo ao consumo de produtos prejudiciais à saúde e meio ambiente;
● incentivo ao uso público de unidades de conservação e retomada de demarcação de
terras indígenas em todo País.
O lançamento será realizado de maneira online e o Consultor Sênior de Política e Direito Socioambiental do IDS, André Lima, apresentará dados em primeira mão, coletados da plataforma, sobre o índice de convergência ambiental dos candidatos(as) à reeleição, e como se posicionaram frente às principais votações nos temas de clima e meio ambiente durante a atual legislatura. O evento também contará com a presença de mais de uma dezena de representantes das organizações da sociedade civil atuantes em diferentes pautas ligadas aos temas do Painel que vão relatar sobre os principais motivos que os levaram a apoiar o Painel Farol Verde.
Para acessar a plataforma oficial clique aqui.