Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Empresas com selos como o do Sistema B colaboram para um consumo favorável ao planeta
Sustentabilidade deixou de ser teoria no mundo e virou o norte para empresas comprometidas com o futuro. Para identificar essas empresas, existem vários selos e certificados no mercado, sendo o principal deles a certificação do Sistema B, sistema internacional que valoriza negócios que equilibram propósito e lucro. Criado em 2006 nos EUA, o Movimento B tem como objetivo acelerar a mudança da cultura econômica global e torná-la significativa e duradoura, criando uma economia equitativa e regenerativa para todas as pessoas e o planeta. No Brasil, a certificação é conferida pelo Sistema B Brasil, organização parceira do B Lab desde 2012. O país conta com uma rede de mais de 230 Empresas B Certificadas, entre elas Reserva, Dengo, Yuool e Natura.
O sistema de classificação B avalia mais de 180 fatores. Além de dados fiscais, a empresa precisa reunir provas e documentos que comprovam o impacto positivo da companhia em 5 dimensões: Governança, Colaboradores, Meio Ambiente, Comunidade e Clientes. “Nosso processo levou cerca de 2 anos para ser concluído. Ser uma empresa B significa ter o reconhecimento de que nossa maneira de trabalhar leva em consideração o impacto que ela causa em todo o ecossistema, o que é uma premissa e um orgulho para nós”, afirma Eduardo Rocha Abichequer, um dos sócios da Yuool, startup que acaba de receber a Certificação B e uma das primeiras* do setor de calçados a conquistar o reconhecimento.
A marca já contava com outras 3 certificações: o Nativa Precious Fiber – certificado mundial para produtores de lã que se baseia nos pilares de rastreabilidade, sustentabilidade, bem-estar animal e responsabilidade social corporativa; e Global Recycled Standard, selo internacional que certifica que o tecido das linhas Fit e Home 2.0 é de fato produzido com garrafas PET 100% recicladas e rastreadas, e algodão 100% orgânico. Além disso, o Yuool FIT é certificado pela STANDARD 100 da OEKO-TEX®, com um dos selos mais conhecidos do mundo para tecidos testados para substâncias nocivas.
Quais as vantagens de consumir de uma empresa B?
Mas o significado de ESG ainda é pouco conhecido da maioria da população. É o que aponta um estudo do Google, realizado em parceria com a MindMiners e o Sistema B. Dos 3.000 brasileiros entrevistados, 47% não tinham uma marca como referência no assunto, e mais de 80% nem ouviram falar do tema.
De uma maneira simples, a sigla ESG se refere aos aspectos ambiental, social e governança de uma empresa e suas boas práticas nesses setores – seu impacto na preservação do meio ambiente, no cuidado com as pessoas, sejam da sociedade ao seu redor ou dos próprios funcionários, e na administração da empresa e sua relação com acionistas e governos, apostando em sistemas anticorrupção, por exemplo.
Por isso a importância de certificar as marcas: isso ajuda os consumidores a identificarem essas empresas e a apostarem por produtos que controlam seu impacto no planeta. Confira 5 vantagens deles:
1- Garantia de procedência: Não basta um produto final feito de garrafas pet, é preciso ter certeza de que esse plástico foi reutilizado, e não criado para esse fim. Cuidar dos parceiros que trabalham com a empresa e a procedência da matéria-prima também é importante para esse ciclo. “Na Yuool só trabalhamos com fornecedores com certificados, garantindo uma cadeia produtiva mais sustentável e justa”, esclarece Eduardo.
2 – Melhor qualidade: Sustentabilidade está bem longe de significar produtos com matéria-prima de qualidade inferior. É quase impossível aumentar a vida útil daquilo que consumimos sem apostar na qualidade, como materiais que permitam que o produto seja lavado em máquina, por exemplo, mantendo o item nas mesmas condições, sem precisar ser substituído.
3 – Menos lixo: Quanto maior o tempo de vida de um produto, menos descartes desnecessários terão de ser feitos. As grandes fast fashions, por exemplo, muitas vezes priorizam uma produção rápida e acabam trabalhando com materiais de menor qualidade e durabilidade, produzindo peças que não chegam a durar 1 ano. Dessa maneira, o consumidor diminui a frequência de compra de novos produtos e, consequentemente, de descarte. “A conservação e o uso de matérias-primas sustentáveis e de qualidade aumentam a vida útil do produto nas mais diversas ocasiões, gerando menos lixo para o planeta”, explica o sócio da Yuool.
4 – Sustentabilidade no todo: Uma marca que desenvolve produtos sustentáveis acaba tendo essa preocupação com o todo, evitando o uso de componentes nocivos ao meio ambiente, como o plástico e a borracha, que possuem um tempo de decomposição altíssimo. Empresas certificadas prezam por estender seus cuidados também às caixas, sacolas, complementos e até material de comunicação.
5 – Consumo positivo para o meio ambiente: comprar faz parte de nossas vidas, não há como mudar isso. O que pode – e deve – ser modificado é o impacto que esse consumo tem no planeta. Apostar por uma marca com certificado socioambiental garante que sua escolha por aquele produto apoie uma empresa que se compromete a ser transparente e a ter uma gestão de negócio que impacte não só para si mesma, mas também para a sociedade e o meio-ambiente. “Acreditamos que sustentabilidade é uma obrigação, por isso fomos atrás da certificação B. Para nós, ela se manifesta de diversas formas, desde a gestão interna até a satisfação de colocar no mercado um produto que acompanha a pessoa o todo o dia, de maneira cômoda, durável e sem perder o estilo”, finaliza Eduardo.