Banda Coldplay – Foto: Coldplay-AP
POR – AGÊNCIA CONVERSION, PARA NEO MONDO
Os esforços da banda e de seus parceiros prometem mudar a forma como as turnês são feitas, para reduzir a poluição e a pegada de carbono gerada pelos eventos
O Coldplay, uma das maiores bandas de rock/pop alternativo, decidiu recentemente que sua nova turnê mundial, Music Of The Spheres, vai ser a iniciativa com menor emissão de carbono da banda, tentando reduzir em até 50% as emissões de CO2. No entanto, para que isso seja alcançado, a banda buscou diversas parcerias que compartilham da mesma visão de um mundo mais verde e que estão dispostas a investir, para que esse objetivo seja atingido e que, em breve, outras bandas e festivais adotem a mesma ideia.
Quem foi o parceiro que topou o desafio?
A DHL, empresa líder em transporte e logística, tomou as rédeas do desafio e firmou a parceria com a banda para auxiliar na redução de emissões poluentes durante a turnê.
A empresa foi selecionada pela banda devido a sua grande experiência com soluções logísticas sustentáveis que já são aplicadas no cotidiano. A parceria será no campo do transporte sustentável, com propostas e soluções de baixa emissão de CO2.
A principal solução é reduzir a poluição emitida pelos transportes marítimos e aéreos, utilizando biocombustíveis mais avançados e com menor taxa de emissão de gases do efeito estufa.
Já para o transporte terrestre a DHL aborda com o uso de diversos veículos elétricos e caminhões que utilizam o Bio-GNL (Gás Natural Liquefeito, que foi gerado a partir da compostagem de resíduos orgânicos).
Será uma nova tendência realizar as turnês sustentáveis?
Além das soluções de logística cedidas pela DHL, a banda introduziu outras formas inovativas de reduzir a pegada de carbono que uma turnê pode causar, e uma dessas soluções foi de adotar geradores de energia renovável para alimentar toda a área que será utilizada pela turnê em cada país; as fontes variam de energia eólica a solar, e até mesmo utilizam geradores com biodiesel renovável.
Pisos cinéticos também serão utilizados para que o próprio movimento dos fãs sobre o piso alimente toda a infraestrutura com energia totalmente limpa. Esses pisos funcionam como placas que, ao serem pressionadas, geram uma corrente elétrica, tal como um gerador em miniatura; quando aumentada a escala para milhares de fãs pulando e dançando sobre os pisos, a quantidade de energia gerada será enorme.
Outra forma que a banda encontrou de ajudar o meio ambiente foi plantar uma árvore para cada ingresso vendido, o que, futuramente, vai ajudar na redução das emissões de CO2. A esperança é que essa iniciativa inspire outros artistas a fazerem o mesmo e introduzirem cada vez mais soluções, seja na utilização de papel reciclável para imprimir os ingressos, utilizar aluguel de veículos elétricos em cada país para o transporte de membros das bandas e outros funcionários, ou até mesmo na venda de alimentos orgânicos e de origem sustentável, para diminuir o consumo desenfreado de alimentos processados.