Imagem – Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Nesta terça, 13 de dezembro, cerimônia vai anunciar dez ecossistemas-bandeira de diferentes regiões do mundo cuja restauração deve ser priorizada
Nesta terça-feira, 13 de dezembro, a Fundação SOS Mata Atlântica participa, durante a Conferência de Biodiversidade da ONU (COP15), em Montreal, no Canadá, de evento da Década da Restauração de Ecossistemas. Na ocasião, a ação coletiva liderada pelas agências da ONU PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) vai anunciar dez ecossistemas-bandeira de diferentes regiões do mundo com o potencial de, juntos, restaurar mais de 68 milhões de hectares.
A cerimônia tem início às 8h, no horário local (10h no horário de Brasília), e acontece durante o Dia da Restauração, no Pavilhão Rio. A Fundação SOS Mata Atlântica será representada por Luis Fernando Guedes Pinto, diretor executivo da organização.
A Década da Restauração tem como objetivo interromper e reverter a degradação de ecossistemas nos continentes e oceanos de todo o planeta, contribuindo para solucionar os grandes desafios que a humanidade tem pela frente – como a redução da pobreza, o combate às mudanças climáticas e a prevenção da extinção em massa de espécies – a partir da ação conjunta entre governos, empresas, ONGs e entidades de pesquisa.
O anúncio terá transmissão virtual pelo site da Década da Restauração, com participação dos atores americanos Jason Momoa e Edward Norton, da atriz chinesa Li Bingbing, da primatologista Jane Goodall, da alpinista radical Nirmal Purja, da cantora Ellie Goulding, da banda britânica Bastille, do campeão da Liga Mundial de Surf Filipe Toledo, do diretor-executivo do PNUMA Inger Andersen, da diretora geral adjunta da FAO Maria Helena Semedo e do economista britânico Sir Partha Dasgupta.